Escritora premiada participa de Congresso no Unilavras

agosto 29, 2016

A escritora e jornalista Daniela Arbex, autora do premiado livro “Holocausto Brasileiro”, estará em Lavras nesta sexta-feira, dia 02 de setembro, ministrando palestra sobre o tema no Congresso de Psicologia do Unilavras.

Holocausto-brasileiro


Continua depois da publicidade...

Uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração, Daniela trabalha há 20 anos no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial e tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o mais recente recebido em 2012 com a série “Holocausto brasileiro” (Sobre os hospícios de Barbacena), dois prêmios Vladimir Herzog (menção honrosa), o Knight International Journalism Award, entregue nos Estados Unidos (2010), e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina e Caribe (Transparência Internacional e Instituto Prensa y Sociedad).

Seu best-seller “Holocausto Brasileiro” foi eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 150 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhará as telas da TV no documentário que está sendo produzido esse ano com exclusividade para a HBO, com exibição prevista em mais de 20 países.

Durante décadas – em especial entre os anos 30 e 60 – milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento. Ninguém ouvia seus gritos. Jornalistas famosos, nos anos 60 e 70, fizeram reportagens denunciando os maus tratos – a primeira reportagem foi publicada pela revista O Cruzeiro, em 1961. Entretanto, nenhum deles — como fez Daniela Arbex — conseguiu contar a história completa. Para a autora, o que se praticou no Hospício de Barbacena foi um genocídio, com 60 mil mortes.

Em função de suas atividades como jornalista e escritora, Daniela já deu palestras sobre suas reportagens em defesa dos direitos humanos e denúncias de corrupção em mais de cinco países, entre eles Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Uruguai, Peru, Bélgica.  Enfim, uma oportunidade imperdível conhecer a autora e suas obras aqui em Lavras.

As inscrições para o Congresso de Psicologia do Unilavras podem ser feitas pela internet, no link http://www.unilavras.edu.br/site/congresso-de-psicologia/ .

Aqueles que se interessarem em participar somente da palestra de Daniela Arbex poderão ser inscrever na hora (a palestra começa às 19h, no auditório do campus do Unilavras), pagando R$ 40,00. Na ocasião, haverá ainda venda de livros (ela também lançou recentemente o livro Cova 321, sobre a ditadura no Brasil) e sessão de autógrafos.

 

Fonte: ASCOM – Unilavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV