Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Federal, em Lavras, aderiram à greve nacional dos bancários que teve início na última terça-feira, dia 6. A categoria pede reajuste salarial de 5% além de reposição da inflação no período (9,57%). Representantes dos banqueiros ofereceram reajuste de 6,5% mais abono de R$ 3 mil. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta.
Em 2015, na última greve nacional dos bancários, a categoria realizou uma paralisação de 21 dias. Na época, os bancários conseguiram um reajuste de 10%, com aumento real de 0,11%.
A categoria também reivindica, entre outros pontos, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 14,78% (5% de aumento real), melhorias na segurança, como “a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários” e a regulamentação do atendimento remoto.
Durante a paralisação, atendimentos serão realizados apenas em caixas eletrônicos, por meio de centrais de atendimento dos bancos e alguns serviços poderão ser realizados na internet.
Foto: Lavras 24 Horas