Espetáculo dirigido por Grace Passô resultou de uma ampla pesquisa da Zula sobre o universo feminino e a maternidade. No início do ano de 2015, a Zula Cia. de Teatro realizou a campanha “Madre”, uma pesquisa sobre o universo feminino, a maternidade e o Teatro Documentário, na qual convidou mulheres de diferentes faixas etárias e condições sociais a narrarem suas histórias pessoais sobre a maternidade. Em novembro de 2016 a cia. estreou o espetáculo que resultou de toda essa pesquisa: MAMÁ!
Mamá!
Com direção de Grace Passô e dramaturgia de Assis Benevenuto, MAMÁ! faz um mergulho nestes depoimentos e, a partir deles, fala da Mulher, da evolução da vida, da transitoriedade da dor e da permanência inexorável do amor. No elenco, as integrantes/fundadoras da Zula, Andréia Quaresma e Talita Braga.
MAMÁ! é o terceiro trabalho da Zula Cia. de Teatro, grupo que impactou a cena teatral mineira com premiada cena curta e depois o espetáculo “As Rosas no Jardim de Zula”, que contou a história real de Rosângela, mulher que um dia abandonou o marido e os filhos e foi viver nas ruas durante dois anos. O espetáculo foi apresentado em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, em São Paulo e em Buenos Aires, Argentina. A peça concorreu ao Prêmio SINPARC (MG), nas categorias “Melhor Texto Inédito” e “Melhor Atriz” e foi ganhadora do Prêmio de Teatro Myriam Muniz/2013.
MAMÁ! conta com profissionais de destaque na ficha técnica: Grace Passô na direção; Assis Benevenuto na dramaturgia; Cristiano Araújo na assistência de direção e criação de luz; Eduardo Félix na cenografia e figurino; Joaquim Elias na preparação corporal; e André Veloso (da banda Constantina) na trilha sonora. MAMÁ! foi contemplado pelo Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2014 e pelo Fundo de Projetos Culturais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, edital 2013.
O presente projeto visa a circulação do espetáculo MAMÁ! e a realização do workshop Mãe,
Mulher?, pelas cidades de São João Del Rei e Lavras, ambas no território Vertentes, que registra a 8 maior taxa de mortalidade infantil do estado.
Através da apresentação e do workshop, a Cia. irá difundir no território Vertentes uma pesquisa atual e de grande relevância conceitual. Um trabalho que coloca a MULHER como protagonista da história e da voz as suas questões.
Além das apresentações do espetáculo, este projeto realizará, gratuitamente, o workshop “Mãe, mulher?”
WORKSHOP: “ MÃE, MULHER?”
Nesta oficina os participantes presentes irão relatar passagens de suas vidas referentes ao universo materno, através de exercícios práticos de expressão corporal, leitura de textos, narração e criação de imagens. O encontro com estes participantes também será material para a continuidade da pesquisa da Cia. sobre o universo materno.
CARGA HORÁRIA: 03 horas
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30 por oficina
PERFIL DOS ALUNOS: homens e mulheres interessados pelo tema maternidade e pela pesquisa de teatros do real
NECESSIDADES TÉCNICAS: espaço amplo – com capacidade para 30 pessoas, TV com DVD e aparelho de som com CD.
MATERIAL A SER PROVIDENCIADO PELO ALUNO: roupas leves e confortáveis
MAMÁ! ZULA CIA. DE TEATRO
Gênero: Teatro Documentário Duração: 1h Classificação: 14 anos
TEMPORADA EM LAVRAS
LOCAL: SESC LAVRAS
DATA: 01 E 02 DE OUTUBRO
HORÁRIO: SÁBADO 20H – DOMINGO 19H
WORKSHOP “ MÃE, MULHER?” : 14H ÀS 17H DO DIA 02 DE OUTUBRO
ENDEREÇO: RUA OTACÍLIO NEGRÃO DE LIMA, 344, CENTRO
INGRESSO PARA O ESPETÁCULO: 1 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
WORKSHOP SERÁ GRATUITO
INFORMAÇÕES: (35) 3826-4424
Fonte: Sesc Serviços Lavras