O Comitê Olímpico Italiano (CONI) informou nesta terça-feira que enviou uma carta ao Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmando a desistência de Roma de concorrer à sede dos Jogos Olímpicos de 2024. A informação foi divulgada pelo presidente do CONI, Giovanni Malagò, em coletiva de imprensa realizada na capital italiana. Na última semana, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, já havia anunciado que a cidade estava fora da disputa, o que gerou revolta no CONI.
– Esta manhã informei ao COI a nossa desistência de se candidatar à sede dos Jogos de 2024. Agora temos que curar as feridas trazidas pela ideologia e demagogia. Lamentamos a opção de não gerar 177 mil postos de trabalho e aumento da riqueza de 2,4% entre 2017 e 2023 – afirmou Malagò.
A decisão de não concorrer à sede dos Jogos foi tomada após assembleia realizada na última semana. A proposta do partido Movimento 5 Estrelas (M5S) recebeu o apoio de 30 conselheiros da assembleia municipal, enquanto 12 foram contra a desistência.
Virginia Raggi considerou a candidatura irresponsável, disse que a cidade não teria condições de receber o que chamou de “Olimpíada de concreto”, e lembrou que Roma ainda paga dívidas dos Jogos Olímpicos de 1960.
– É irresponsável dizer sim a essa candidatura. Sou contrária a hipotecar o futuro de Roma – disse a prefeita.
Com a saída de Roma, seguem na disputa pelos Jogos de 2024 as cidades de Paris, na França, Los Angeles, nos Estados Unidos, e Budapeste, na Hungria. A escolha será feita em setembro de 2017.
Fonte: Globo Esporte