Moradores de vários bairros de Lavras começaram a semana com um problema que tem ficado cada vez mais frequente nos últimos dias: a falta de água. A lista dos locais onde o abastecimento está comprometido nesta segunda-feira, dia 18, não foi divulgada e nem o motivo no corte. Muitas reclamações tem surgido porque desde a semana passada estão acontecendo interrupções no fornecimento de água em vários pontos da cidade.
A COPASA informou que houve um problema causado pela falta de energia elétrica no sistema de captação na quarta-feira da última semana e que ele seria resolvido até a noite de quinta. Durante todo o fim de semana, moradores de bairros diferentes se manifestaram na internet sobre a falta de água nas torneiras.
A companhia responsável pelo abastecimento de água em Lavras também divulgou um comunicado onde nega que esteja acontecendo racionamento e pede que a população economize, evitando desperdícios neste período sem chuva.
“A Copasa informa que, devido ao longo período de estiagem, a vazão do rio Grande e dos ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, que são responsáveis pelo abastecimento da cidade de Lavras, sofreu redução significativa, sinalizando a necessidade da colaboração de todos na economia de água. Atualmente, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa atende a aproximadamente 118 mil pessoas no município, o que requer uma vazão de 300 litros por segundo, para realizar esse abastecimento. Contudo, a vazão total da Estação de Tratamento de Água (ETA) tem ficado em torno de 230 litros por segundo. Não há plano de rodízio de água previsto para os próximos dias na cidade, porém, a Copasa conta com a colaboração de todos os moradores de Lavras para enfrentar este período de poucas chuva, evitando desperdícios.”