Igreja do Rosário receberá de volta quadro “Verônica”, do século XVIII

outubro 20, 2017

Datada do século XVII e pertencente ao acervo da Igreja do Rosário, a tela intitulada “Verônica” foi totalmente restaurada e apresentada esta semana, em Belo Horizonte. Na ocasião, foi informado que a tela voltará para a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Lavras.

Quadro veronica


Continua depois da publicidade...

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas, Célia Corsino, e o Gerente Municipal de Cultura, Marcus Paullus G. Passos, dentre outros.

O restauro do quadro ficou no valor de R$ 38 mil e foi pago com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Lavras. Com cerca de 40% de perda pictórica a restauração foi um grande desafio para a equipe técnica.

A tela ficará guardada no IPHAN aguardando adequações de segurança e exposição para voltar à Igreja do Rosário.

Histórico

O quadro sacro de “Verônica” pertence ao acervo da Igreja do Rosário de Lavras, e na década de 1950, quando o templo estava em ruínas, o estudante do Instituto Gammon William Daghlian o encontrou sob um amontoado de telhas, tijolos e pedaços de madeira. Daghlian percebeu que não havia segurança e nem condições da permanência do quadro no local, então, o levou para São Paulo com o consentimento de uma vigia da igreja. Até aquele momento o autor era desconhecido.

Durante um período a obra ficou sob sua guarda até que fez uma doação ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). A obra foi vista no museu por um lavrense, que a reconheceu e denunciou nas promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPMG). Então, em 2009, foram iniciadas as negociações para a devolução da tela. A obra foi recuperada pelo esforço conjunto do Governo Municipal de Lavras, Iphan e Ministério Público Estadual de Minas Gerais.

O quadro mede 1,2m de altura por 60cm de largura e foi atribuído ao artista Joaquim Natividade, que pintou o teto da Igreja do Rosário. O comunicado oficial sobre o retorno da peça será feito na Casa do Conde, na capital, durante a comemoração do Dia do Patrimônio Nacional, com a tradicional homenagem à memória do belo-horizontino e primeiro presidente da instituição federal, Rodrigo Melo Franco de Andrade, falecido em 1969.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV