Batalhão da PM presta homenagens com entrega de medalhas, em Lavras

novembro 14, 2017

Aconteceu no dia 10 de novembro de 2017, no pátio da Guarnição PM de Lavras, a solenidade de outorga da medalha cinquentenário “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, em uma cerimônia que contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel PM Helbert Figueiró de Lourdes, do Subcomandante-geral, Cel PM André Agostinho Leão de Oliveira, do Chefe do Gabinete Militar, Cel PM Fernando Antônio Arantes; do Comandante da 6ª RPM, Cel PM Giovani de Sousa Silva, do Comandante do 8º BPM e Patrono da medalha, Ten Cel PM Renan Santos Chaves, do Reitor da UFLA, Professor José Roberto Soares Scolforo, do Prefeito de Lavras, Sr José Cherem, além de Juízes, Promotores, Delegados e personalidades do meio civil, todos agraciados com a medalha.


Continua depois da publicidade...

A solenidade foi em comemoração aos 85 anos de fundação do 8º Batalhão de Polícia Militar e como forma de homenagear pessoas que contribuem de maneira singular para o engrandecimento da Unidade, o Comando da Unidade instituiu a Medalha “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, comenda relativa ao cinquentenário do Batalhão e outorgada quinze anos depois.

A medalha foi concedida ao policial militar de conduta exemplar irrepreensível, que se destaca no exercício de suas funções em atitude, dedicação, abnegação e capacidade profissional.

De igual forma, foram agraciadas as autoridades do meio civil que contribuem para a realização de melhorias no desempenho das atividades de segurança pública, prestando relevantes serviços aos cidadãos dos 25 municípios que compõem o 8º Batalhão, sobressaindo em atividades comunitárias relacionadas à prevenção e enfrentamento da criminalidade de maneira a demonstrar participação ativa no processo de promoção da segurança pública.

Na ocasião, o bisneto do Cel Fulgêncio, Cap PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, foi destacado e recebeu a medalha nomeada por seu bisavô, e na pessoa dele os cumprimentos do Cel Helbert a todos os familiares.

O Comando do Oitavo Batalhão homenageou ainda o Policial Militar mais antigo da Unidade, o 2º Sgt PM Joaquim Corsino Soares, de 99 anos, que ingressou no 8º Batalhão em 1931, antes da Revolução Constitucionalista.


Ponto alto da solenidade foi o agraciamento de 17 dos 46 ex-comandantes do Oitavo Batalhão, fato histórico que reuniu em um só ato os Coronéis que comandaram a tropa em momentos singulares da Unidade.

Foram concedidas ao todo 150 medalhas, marco inédito no Oitavo Batalhão.

Em sua fala, o Cel Giovani, Comandante da 6ª RPM, agradeceu a presença de todos, destacando a relevância histórica da Unidade e também dos desafios da atualidade.

Já o Cel Helbert, Comandante-Geral da PMMG, pontuou a tradição do 8º Batalhão na prestação de serviços de segurança pública, e da justa homenagem ao primeiro Comandante de fato da Unidade que é matriz de todas as outras do Sul de Minas, reconhecimento ímpar aos agraciados que passaram a carregar no peito, parte de uma herança forjada em bravura e heroísmo.

Fonte: Polícia Militar de MG

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV