Dia da Consciência Negra tem programação em Lavras

novembro 20, 2017

O CMPIR, Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial, em parceria com o Governo Municipal e diversas entidades da sociedade civil, apresentam uma extensa programação comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro, e convidam a comunidade lavrense para a programação do Novembro Negro – Lavras Desconstruindo o Racismo.

consciencia


Continua depois da publicidade...

Confira a programação e participe:

20/11 (segunda) – 19h

Dia Nacional da Consciência Negra

Local: Câmara Municipal de Lavras

______________________________

22/11 (quarta) – das 19h às 22h

Café Cultural

Local: Auditório do Unilavras

______________________________

24/11 (sexta) – 19h

Cine Debate: Madame Satã

Local: Sesc Lavras

______________________________

29/11 (quarta) – das 13h às 17h

Fórum “Enfrentando os medos com raça: implementação da Lei 10.639/03

Local: Secretaria de Desenvolvimento Social

______________________________

30/11 (quinta) – 20h

Sarau de Poesias CRIÔ: Negritude em versos e prosas

Local: Casa da Cultura

______________________________

16/12 (sábado) – 22h

Concurso de Beleza Negra – Masculino e Feminino

Espaço Larocca

______________________________

Dia da Consciência Negra

Em 20 de Novembro de 1695, em uma grande luta morria Zumbi dos Palmares, o negro que enfrentou através de sua liderança, toda uma estrutura política e social que oprimia e discriminava. Mostrou seu valor e de seu povo quando colocou em xeque o poder bélico da Colônia através de uma bem organizada resistência.

Por obra deste grande estrategista, guerreiro e africano, é possível entender que muito mais do que rebelde ou anarquista, como era pensamento da época, pôs em evidência o grito dos excluídos e demonstrou essa força. Foi contrário aos seus que tentavam aceitar condições de paz para o Quilombo de Palmares.  Ele insistia em defender o fim geral da escravidão e não apenas de seu quilombo. Lutava pelo coletivo.

A realidade vivida pela população negra no Brasil é construída baseada em 400 anos de escravidão, marginalização, genocídio e condições subalternas de vida. Apesar de “abolida” em 1888, a escravidão deixou profundas marcas em nossa sociedade, que refletem nitidamente a desigualdade social e as situações extremas de pobreza, violência e discriminação encaradas pelo povo preto.

É comum depararmos com diversas situações que lembram este passado de opressão, de ignorância e preconceito. Em Lavras não é diferente. O racismo em seus diversos moldes, afeta a vida do povo e o avanço social e igualitário do país.

Diante disso, é necessário o posicionamento enquanto povo, que desafia o preconceito para passar com a cor, com a livre expressão de gênero, com as diferenças, com todos os questionamentos que uma sociedade pode e deve buscar para sua melhoria. Lutam contra os retrocessos que validam o extermínio da população preta e sua cultura, e não mais se calam diante dos racistas.

Evocam as lutas de todos os ícones mundiais, em prol de uma humanidade mais justa, mais igualitária e com isso, mais coerente, onde os valores possam ser ainda apreciados por sua inquestionável necessidade.

Aqueles que estão com a responsabilidade de criar leis, que atentem para os que realmente precisam das leis. Não pode ser apenas jogo de interesse de pequenos grupos ou de poucos. É para o povo. E povo inclui todos. Cada um com seu gênero, raça, sua cultura, saberes e vivências.

As dores, suores e lágrimas não podem ser desprezados. A luta é pela sua validade e confirmação dos direitos, cientes de que os deveres estão sendo cumpridos. Buscam formas de aproximação pelas diferenças, e não distanciamento ou ódio. Afirmam como Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV