Sobre o retorno a atividades práticas presenciais, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFLA emitiu uma nota direcionada aos estudantes.
“Caro estudante,
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) enfatiza que o retorno presencial de atividades práticas se dará a partir de 27/9 e não há decisão contrária, nem perspectiva de que se reverta, a não ser por mudança expressiva do quadro epidemiológico, fato pouco provável.
O retorno faz parte do planejamento de retomada gradual das atividades letivas no campus, está amparado na legislação educacional, foi aprovado no âmbito do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Resoluções CEPE 101 e 146/2021) e está baseado em indicadores epidemiológicos, bem como em pareceres do nosso comitê de acompanhamento da Covid-19 em atividade desde março de 2020.
Todas as disciplinas que constam no Painel com a relação de componentes curriculares com atividades presenciais ( http://tinyurl.com/UFLARetornoPresencial) devem iniciar as práticas a partir do dia 27/9 e são falsas as informações de que o retorno presencial pode ser substituído pela continuidade de atividades no campus virtual (sem a presença do estudante no campus ou no campo de prática).
Alertamos, para evitar prejuízo aos estudantes, que serão nulos os resultados acadêmicos de disciplinas ofertadas à margem do que determinam as resoluções do CEPE e a DRCA/Prograd não convalidará a conclusão para fins de Histórico Escolar. Na prática, tentar descumprir as resoluções que disciplinam o funcionamento da graduação implicará em prejuízo e atraso na formação dos estudantes.
A realização de atividades presenciais, portanto, é parte da formação dos graduandos, principalmente naquelas disciplinas cujo aprendizado fica prejudicado se mantido de forma prolongada no formato exclusivamente remoto.
Ainda sobre o retorno presencial, a Universidade aponta os seguintes fatores:
– Todos os servidores e funcionários terceirizados foram enquadrados nos grupos prioritários para vacinação;
– As atividades acadêmicas de natureza prática foram planejadas para retorno presencial gradual, de forma a permitir uma organização segura dos fluxos de trabalho. Assim como as atividades acadêmicas, as atividades administrativas também têm retorno gradual;
– Aproximadamente 34% do total de estudantes da instituição estão matriculados em disciplinas com atividades presenciais. Além disso, estão distribuídos em aulas durante a semana, em diferentes horários, mantendo-se o distanciamento adequado durante as atividades letivas;
– Oitenta e dois por cento (82%) dos estudantes matriculados nas disciplinas designadas para atividade presencial são de Minas Gerais, onde a maioria deles já teve a oportunidade de receber a primeira dose da vacina. O mesmo ocorre no estado de São Paulo, que tem a segunda maior concentração de estudantes da UFLA (14%).
– Foi concedido aos estudantes matriculados nessas disciplinas e que não desejem participar de atividades presenciais neste momento o direito de cancelar a matrícula. O prazo termina em 29/10.
– O CEE-Covid-19 elaborou e divulgou protocolo e plano de contingência, aprovados pela vigilância epidemiológica do município, que orientam as ações no câmpus e a elaboração de planos específicos para unidades e disciplinas. Por esses documentos, está resguardado que atividades presenciais só ocorram nas situações em que é possível a observação dos parâmetros de segurança. A Universidade segue o programa do governo do estado, “Minas Consciente”, e qualquer alteração no cenário epidemiológico, indicada por esse programa, será considerada para novas decisões administrativas que sejam necessárias.
– Desde março de 2021 a Instituição já capacitou mais de 700 servidores para adoção de ações de biossegurança, visando ao retorno das atividades presenciais. Saiba mais sobre a capacitação.
Por fim, sugerimos que a comunidade estudantil envolvida nesta etapa se prepare adequadamente para o retorno a Lavras, pois não há possibilidade de adiamento, e a semana atualmente prevista como recesso no mês de outubro tem probabilidade de se transformar em semana com atividades letivas. A etapa atual é o início do retorno presencial efetivo ao campus e o próximo semestre começa no dia 10 de janeiro de 2022.
Atenciosamente
Ronei Ximenes Martins
Pró-Reitor de Graduação”