O Escritório Regional do Ibama em Lavras existe há 25 anos. Ele atende as regiões sul, sudoeste e oeste de Minas Gerais com jurisdição em 188 municípios, já incluídos os 79 municípios da extinta base avançada de Pouso Alegre.
Recentemente a deputada federal Dâmina Pereira recebeu um documento da unidade em que solicitavam a manutenção do escritório. Atendendo ao pleito, a parlamentar esteve reunida em Brasília, com a Solange Alves assessora da presidência do Ibama e a Ana Flávia Senna Franco, diretora de planejamento administrativo e logística do órgão.
No encontro Dâmina informou à presidência do Ibama as necessidades de manutenção da unidade e foi esclarecido que Lavras se mantém como base operacional, porque o escritório não possui mais chefia, devido ao enxugamento da máquina pública.
A deputada também esteve com representantes do Ibama em Lavras. Agora o instituto junto com o Ministério do Meio Ambiente está em contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para deliberar sobre o retorno dos cargos de chefia. Após o deferimento das medidas burocráticas a unidade voltará a exercer a função de escritório regional.
Fonte: Gabinete da deputada Dâmina Pereira