O Coletivo Ninho de Guaxo promoverá um evento de conscientização sobre o uso inseguro de agrotóxicos, no domingo, 04 de dezembro, às 10h, na Casa de Cultura, como parte de eventos da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. O dia 03 de dezembro é dia de luta! Lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxico, a data faz referência a uma tragédia ocorria na Índia, em 1984, na qual um vazamento de uma fábrica de agrotóxicos, (a atual Dow Chemical), provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas. Para isso, conta com uma super palestra ministrada pelos membros do Coletivo: o farmacêutico, sanitarista e doutorando Pedro Abreu, e o estudante de agronomia e membro do Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Thiago Rossi.
Além da palestra, será exibido o curta-metragem produzido pelo Ninho “O Uso (In)Seguro de Agrotóxicos”, e um bazar de vendas e trocas promovido pela artista lavrense Fernanda Lhama, com o intuito de converter o lucro para a comunidade também parceira de luta (e de CSA), Eterna Misericórdia. Por fim, a data também marcará a apresentação e convite para a Comunidade que Apoia a Agricultura, a CSA Horta Pro Nóbis, que tem como horizonte a aproximação dos produtores de alimentos orgânicos da região com os consumidores, assim como o incentivo para a mudança na forma de produção para a agroecológica. A CSA funciona como um coletivo de consumo em que as pessoas passam a ser mensalistas e recebem em suas casas “combos” de produtos produzidos organicamente por pequenos agricultores, resultando assim na eliminação da lógica mercadológica entre produtores X mercados X consumidores, e o incentivo a uma alimentação e produção livre de agrotóxicos.
Portanto, estão todos e todas convidados, pois essa luta é de todos/as nós! (Apesar da data da luta ser no dia 03, faremos o evento no dia 04 por questões de disponibilidade do local)
Fonte: Coletivo Ninho de Guaxo