Em dia de homenagens às vítimas da tragédia aérea da Chapecoense, o Cruzeiro fez sua parte fora de campo e prestou tributo ao clube catarinense, neste domingo, no Mineirão. Utilizando o uniforme com a frase ‘#ForçaChape’ e o escudo da Chape, a equipe celeste enfrentou o Corinthians e venceu por 3 a 2, de virada, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida marcou a despedida da Raposa da temporada 2016. Arrascaeta, Ezequiel e Robinho marcaram para a equipe celeste, enquanto os ex-cruzeirenses Guilherme e Marlone descontaram para o Timão.
Com o resultado, o Cruzeiro terminou o Brasileirão na 12ª posição, com 51 pontos, e garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem. De quebra, o time estrelado tirou as chances do Corinthians de disputar a Copa Libertadores de 2017. A equipe paulista estacionou nos 55 pontos e ficou na sétima colocação.
Após a partida, os jogadores do Cruzeiro serão liberados e entram de férias. A reapresentação do elenco celeste está marcada para o dia 9 de janeiro de 2017.
O jogo
Antes de a bola rolar no Mineirão, os jogadores de Cruzeiro e Corinthians se juntaram a jornalistas no centro do gramado para um minuto de silêncio.
Após as homenagens, a bola rolou e o Cruzeiro abriu o placar aos cinco minutos, mas o auxiliar anulou o gol de Arrascaeta, que foi legal. O uruguaio estava na mesma linha do penúltimo defensor do Corinthians após chutão de Manoel. Na sequência, o time paulista pulou na frente no marcador. Após cobrança de escanteio, Guilherme apareceu na segunda trave para desviar para as redes.
Mas apesar de sofrer o gol, a equipe celeste era melhor em campo e chegou a carimbar o travessão com Rafael Sobis. A boa atuação da Raposa foi premiada aos 23 minutos. Em boa trama do ataque azul, Sobis dominou no peito, tocou para Robinho, que ajeitou para Arrascaeta. O uruguaio pegou de primeira para estufar as redes. Golaço!!
O empate fazia jus à atuação do Cruzeiro, que continuou pressionando, mas virou o primeiro tempo em 1 a 1.
Na etapa final, quando o Cruzeiro ainda seguia em busca da virada, o Corinthians chegou ao segundo gol em rápido ataque pelo lado esquerdo da defesa celeste. Rodriguinho foi à linha de fundo e cruzou para Marlone cabecear no cantinho de Rafael, aos nove minutos.
Novamente, o Cruzeiro não se abateu com o gol sofrido e buscou o empate e a virada em apenas quatro minutos. Aos 11, Robinho levantou na área e Ezequiel pegou de primeira para deixar tudo igual no Mineirão. O terceiro da Raposa veio aos 13 para coroar a boa partida de Robinho. O meio-campista recebeu de Alisson na área, cortou o marcador e bateu para o fundo das redes: 3 a 2 Raposa.
Cruzeiro 3 x 2 Corinthians
Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Manoel, Léo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Alisson (Rafinha), Arrascaeta (Willian) e Rafael Sobis (Marcos Vinícius). Técnico: Mano Menezes
Corinthians: Walter; Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel (Léo Jabá); Cristian, Camacho (Guilherme Arana), Marlone, Romero (Giovanni Augusto), Rodriguinho; Guilherme. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de dezembro de 2016, domingo, às 17h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Guilherme (7min/1ºT), Arrascaeta (23min/1ºT), Marlone (9min/2ºT), Ezequiel (12min/2ºT), Robinho (14min/2ºT)
Cartão Amarelo: Edimar, Ezequiel (Cruzeiro); Vilson, Balbuena, Guilherme, Guilherme Arana (Corinthians)
Árbitro: Wagner Reway (Aspirante à Fifa/MT)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (Aspirante à Fifa/MT) e Leandro dos Santos Ruberdo (Aspirante à Fifa/MS)
Fonte: Itatiaia