Olimpíada Lavrense de Matemática premia vencedores

dezembro 15, 2016

Na tarde de segunda-feira, dia 12, foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a cerimônia de premiação da Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM). Trinta e quatro estudantes, ligados a escolas públicas e particulares, foram homenageados com menções honrosas e medalhas de bronze, prata e ouro,  pelo desempenho que alcançaram na competição.

A promoção da Olimpíada Lavrense de Matemática foi uma iniciativa do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Em sua primeira edição, a competição recebeu 3.169 inscrições. Entre os objetivos estavam os de estimular o interesse dos alunos do ensino básico pelo ensino da Matemática, despertar a criatividade, revelar talentos, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e aproximar a UFLA das escolas da cidade.


Continua depois da publicidade...

Pelas palavras do estudante do 9º ano da Escola Estadual Tiradentes Wellington Almeida da Silva, premiado com medalha de bronze, os resultados confirmam o alcance dos objetivos. Wellington diz já fazer planos de cursar a graduação. “Pretendo me formar em engenharia ou na área de ciência da computação. O fato é que adoro matemática”. A mãe do estudante estava presente na solenidade, celebrando a conquista do filho. “Ele quase desistiu de fazer a prova, porque achou que não teria chances, por estudar em escola pública – e hoje está aqui. Ficamos muito felizes”, disse ela. A professora Fátima Maria Piva, que acompanha Wellington desde o 6º ano, não escondia a satisfação pela conquista do aluno. “Ele, para nós, é um exemplo de superação. Passou por um período em que se afastou da escola, e não foram em vão todos os nossos esforços para que ele continuasse com os estudos”, comenta a professora.

Se a OLM teve o mérito de trazer comemoração para quem gosta de Matemática, cumpriu também seu papel de despertar o interesse de quem não tinha tanta simpatia pelos cálculos. O estudante Juliano Juliano César Ferreira de Ramos, da Escola Estadual Cinira Carvalho, revela que, mesmo não sendo muito amante de Matemática, teve vontade participar. “Fique feliz demais com o resultado”.

image007

A cerimônia

Antes da entrega de medalhas e certificados, o público assistiu à palestra do professor da Unicamp Gabriel Ponce. Ele abordou o tema “Os fractais fantásticos e onde habitam”, buscando despertar e aguçar o interesse dos participantes pela ciência e pela matemática. Na sequência, a parte solene do evento teve a presença do pró-reitor de Graduação da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins (que representou o reitor); do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do chefe do DEX, professor Ulisses; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Teixeira de Andrade; da representante da comissão organizadora da OLM, professora Ana Carolina Dias do Amaral Ramos; da coordenadora do curso de licenciatura em Matemática, professora Amanda Castro Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Matemática, professora Maira do Carmo Pacheco de Toledo Costa.

Professor Ronei, ao parabenizar a todos, lembrou que a Olimpíada representa a vitória não só de quem conquistou os primeiros lugares, mas de todos que participaram, e do contexto da educação. “Esse título é para ser compartilhado com os colegas, com as escolas e com a sociedade”. João José agradeceu a participação de professores, escolas, estudantes e organizadores da competição, ressaltando o papel de pais e professores para a conquista dos resultados. Já Ulisses falou da importância da Matemática e conclamou professores e escolas a incentivar a participação de seus alunos em próximas edições e a amparar aqueles estudantes que ainda têm dificuldades com o aprendizado da Matemática. “A proposta pedagógica das escolas deve permitir que se avance com os alunos que têm facilidade com a disciplina e que se propicie o suporte necessário aos que têm dificuldades, para que as superem”.

Sobre a OLMimage094

A Olimpíada Lavrense de Matemática foi realizada em duas fases. Na primeira, de múltipla escolha, foram selecionados os alunos com as melhores notas de cada nível (5% maiores notas), para então participarem da segunda fase, constituída de prova discursiva – 168 estudantes chegaram à última etapa. Participaram alunos do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental (nível 1), do 8º ao 9º ano (nível 2) e do Ensino Médio (nível 3).

Além da realização das provas, o projeto da OLM interagiu com professores do ensino básico da cidade, promovendo oficinas com conteúdos relacionados à Matemática e enfoque nas questões voltadas à Olimpíada.

Premiados

Nível 1

Menção Honrosa

Alice Souza Oliveira – Escola Municipal Álvaro Botelho

Isabella Thais Cardoso – Escola Municipal Doutora Dâmina

Juliano César Ferreira de Ramos – Escola Estadual Cinira Carvalho

Mariane Claire Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho

Bronze

Geovanna Almeida Correia – Escola Estadual Cinira Carvalho

Giulia Emanuelle Rezende Paixão – E. Munic. Doutora Dâmina

Lola Estela Barbosa Castilho – Instituto Presbiteriano Gammon

Marcos Victor Pereira Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho

Vinícius Botelho Lima – Centro Educacional da UFLA

Prata

Laura Rodrigues Haddad – Instituto Presbiteriano Gammon

Livia Della Garza Silva – Fadminas

Luísa Pedrozo Souza – Instituto Presbiteriano Gammon

Ouro

Gabriel Consentino Botrel Chalfum – I. Presbiteriano Gammon

Giovanna Bagni Menicucci – Instituto Presbiteriano Gammon

Maria Clara Carvalho Mendes – Instituto Presbiteriano Gammon

Thiago Bastos Rigitano – Centro Educacional da UFLA

Nível 2

Menção honrosa

Alan Christian Costa – Escola Estadual Tiradentes

Miguel Alves Andrade Daniel – Escola Estadual Tiradentes

Bronze

João Gabriel Alvarenga Andrade – Instituto Presbiteriano Gammon

Luigi Mendes Vilela Sandy – Instituto Presbiteriano Gammon

Rafaella de Souza Pereira – Instituto Presbiteriano Gammon

Vitória Vasconcelos Guimarães – Instituto Presbiteriano Gammon

Wellington Almeida da Silva – Escola Estadual Tiradentes

Prata

Rafael Cardoso Raimundo – Escola Estadual Tiradentes

Victor Gabriel Alvarenga de Paula – Instituto Presbiteriano Gammon

Ouro

Filipe Silva Barros – Instituto Presbiteriano Gammon

Nível 3

Menção Honrosa

Álvaro Furusho Garcia – Inst. Presbiteriano Gammon

Henrique Corrêa Teixeira – Instituto Presbiteriano Gammon

Bronze

Arthur Andrade de Pádua Carvalho – Instituto Presbiteriano Gammon

Vitor Gabriel Oliveira – Fadminas

Prata

Bruna Pereira Frasson – Instituto Presbiteriano Gammon

Juan Sodré Broche – Instituto Presbiteriano Gammon

Nicolás Abraham Henríquez Rodrigues – Fadminas

Ouro

Márcio Vinícius Soares Rezende – Colégio Tiradentes da PMMG

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2025 Lavras.TV