A Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ganharão dois helicópteros e outros equipamentos para atendimento à população. O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (4) que firmou um convênio de cooperação técnica com os três órgãos para a transferência de recursos financeiros e investimento direto da ordem de R$ 41 milhões no período de 2016-2019. Esse dinheiro permitirá a execução do Programa Minas Mais Resiliente (MMR), que busca a estruturação das ações de redução do risco de desastres em todos os municípios do Estado.
Entre os investimentos previstos no MMR estão o custeio da cessão de espaços físicos, de veículos, de pessoal, aquisição de combustível para veículos e aeronaves, realização de seminários e intercâmbio de informações técnicas, implementação de Ensino a Distância no campo da proteção e defesa civil, dentre outras ações.
Além das aeronaves, haverá também a aquisição de duas unidades móveis de abastecimento, dois caminhões para transporte de material de ajuda humanitária e uma máquina para impressão de materiais gráficos. Todos os equipamentos serão utilizados nas atividades de proteção e defesa civil, nas fases de prevenção, preparação, mitigação e resposta, com o suporte dos órgãos parceiros, fundamentais para a atuação qualificada do Sistema de Proteção e Defesa Civil no âmbito estadual.
Fonte: Hoje em Dia