O deputado estadual Fábio Cherem esteve reunido na manhã desta terça-feira (10) com prefeitos da região que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (Amalg). O encontro, realizado na sede da prefeitura em Lavras, foi o primeiro passo no sentido de se estabelecer parcerias em torno de ações conjuntas que promovam o desenvolvimento regional de forma democrática e equilibrada, beneficiando todos os municípios através de programas e projetos comuns.
O deputado Fábio Cherem durante encontro da sede da prefeitura em Lavras: a busca de ações conjuntas em prol da viabilização de projetos para a região foi a pauta do encontro.
Estiveram presentes à reunião os prefeitos de Lavras José Cherem, de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti, de Ribeirão Vermelho, Ana Rosa Lasmar, de Ingaí, João Paulo Leite, que também é o presidente da Amalg, do secretário executivo da entidade, Giuliano Ribeiro Pinto, além da prefeita de Nepomuceno Iza Menezes e assessores.
De acordo com o deputado Fábio Cherem, o encontro serviu como ponto de partida na busca de unificar esforços para o enfrentamento da crise financeira pela qual passam os municípios através criação de um bloco forte que busque viabilizar projetos nas áreas de urbanização, infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico. “A ideia é retomar o nosso projeto de fazer de Lavras o alicerce para o desenvolvimento na região, aglutinando uma energia fragmentada dos prefeitos da microrregião, criando novos padrões de gestão, novos padrões para a execução de projetos que visem a coletividade. Queremos adotar um conceito de modernidade onde uma cidade, de forma isolada, não consegue resolver os problemas na Saúde, na Educação, de transporte, de segurança pública. É nessa linha que estamos mobilizando todos os prefeitos em torno do objetivo comum de buscar soluções neste momento de dificuldade econômica, com boas idéias e baixo custo, resgatando a velha máxima de que a união faz a força”, destacou Fábio Cherem.
Dentre todos os pontos discutidos, as questões referentes ao desenvolvimento urbano e destinação dos resíduos sólidos tiveram uma atenção especial. “Quando um mandato de inicia, é o momento de se pensar naqueles projetos que demandam a aprovação de órgãos de instâncias superiores, por isso estamos começando desde já discutir propostas e projetos nas áreas de desenvolvimento urbano, meio ambiente e infraestrutura para que possamos tirar tudo isso do papel e transformar em realidade, resgatando este espírito de união diante do Governo do Estado e da União, demonstrando que não é uma cidade, mas sim uma região com vários municípios e uma população com mais de trezentos mil habitantes”, salientou o deputado.
O secretário executivo da Amalg, Giuliano Ribeiro, destacou a importância da união em torno de projetos comuns que beneficiem todos os municípios da região. “Trata-se de uma visão idealista do deputado Fábio Cherem e do próprio prefeito José Cherem de reunir os prefeitos para juntos buscarmos a viabilização dos projetos, em destaque na área urbanística, na qual os municípios não teriam condições de investir sozinhos. Por isso a importância da iniciativa, da união de todos e da participação da Amalg em torno de propostas que irão beneficiar todos os municípios”, disse Giuliano.
O prefeito José Cherem, por sua vez, apontou como prioridades as questões do lixo, da área da Saúde e da crise econômica como prioridades entre os municípios da microrregião. “Estamos aliando os interesses em torno do consórcio ambiental, do consórcio de Saúde de dos problemas financeiros que são comuns a todos os municípios da região. Queremos evitar que algum dos parceiros sofra uma crise mais grave, que inviabilize qualquer ação, já que isso pode afetar e desequilibrar o grupo como um todo. Estamos trocando idéias, trocando experiências para viabilizar de forma global a nossa região. Queremos uma região forte, não uma cidade forte. Unindo forças na nossa região. Com uma política forte a gente consegue superar a crise e alcançar grandes conquistas”, frisou José Cherem.