O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação cidadã e política, de parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia do Estado de Minas Gerais (ALMG), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e as Câmaras Municipais.
Seu desenvolvimento é protagonizado por estudantes do ensino médio das escolas, públicas e privadas, dos municípios que aderiram à parceria.
Neste ano de 2017, o tema proposto para a discussão é “Educação Política nas Escolas”, de modo que os jovens são convidados a pesquisar e refletir sobre o assunto e a elaborar propostas dirigidas ao Poder Público, que deverão ser aprovadas e priorizadas em plenárias municipais, regionais e estadual, e o documento final encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. Deste modo, as sugestões de melhorias poderão tornar-se projetos de leis do Legislativo e do Executivo, ou até mesmo indicações para execuções.
Foram designados coordenadores municipais os servidores Lauriano Resende Barbosa e Rodrigo de Iorio, que contarão com a parceria de monitores voluntários, graduandos em Administração Pública e Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de docentes com especialização psicopedagógica e constitucional, visando qualidade e sucesso ao objetivo proposto.
Todas as escolas do município, com ensino médio, foram convidadas para tornarem-se parceiras do projeto e colaboraram para a aproximação da juventude com a política, afinal, a educação e a democracia não existem sem que a sociedade se organize, sem que os jovens tenham consciência do seu papel transformador.
Assim, a Câmara Municipal convida toda a sociedade civil lavrense para o lançamento desse projeto de renome e inigualável oportunidade para a formação política da juventude do nosso município.