Em 2016, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) requereu o fechamento da Unidade Técnica Regional de Agricultura (Utra/Lavras). As atividades seriam transferidas para a cidade de Varginha. Preocupada com o encerramento, a deputada federal Dâmina Pereira (PSL/MG) esteve com a secretária executiva do Ministério, Maria Emília Jaber, pedindo a reformulação da unidade.
Para reiterar o pleito Dâmina participou, nesta terça-feira (11) em Brasília, de reunião com o Dr. Francisco de Assis Lopes, secretário executivo substituto do MAPA. Após algumas conversas ficou acordado a permanência da Utra Lavras.
Para a deputada, o fechamento da unidade iriar criar enormes transtornos aos usuários dos mais de 100 municípios que a usam o espaço para resolverem as diversas demandas na área de defesa, inspeção e fiscalização animal e vegetal. “Outro problema seria o aumento no custo da fiscalização por conta da maior distância percorrida pelos usuários. Por isso, temos motivos para comemorar”, explicou.
Utra/Lavras
A Utra /Lavras é vinculada a Superintendência Federal de Agricultura. A partir dela os produtores rurais podem fazer os serviços de registros de produtos, de estabelecimentos, fertilizantes, indústria de bebidas, e de estações experimentais para testes de agrotóxicos. Em todo o estado de Minas Gerais, são 12 Unidade Regionais e 7 Unidades Locais, dentre elas a de Lavras que fica no Campus histórico da UFLA, e atende os lavrenses e regiões circunvizinhas. No total 22 servidores, seis em Campo Belo e 16 na sede trabalham no órgão. Além disso, são desenvolvidos programas de estágios supervisionados em parceria com a UFLA, que envolve os estudantes na área de inspeção e fiscalização vegetal e animal.
Fonte: Gabinete da deputada Dâmina Pereira