Ex-funcionários da prefeitura entram na Justiça para receber salários atrasados em Lavras

setembro 04, 2017

Cerca de 300 ex-funcionários da prefeitura de Lavras (MG), que foram exonerados ano passado, não receberam até hoje a última parcela do 13º salário. Agora, para tentar receber, muitos estão entrando na Justiça.

No município, os funcionários públicos vêm enfrentando problemas com o pagamento de salários desde o final de 2015. A crise e a queda de repasses provocaram demissões, escalonamento dos salários e até a redução do expediente.

Em abril desse ano, a Prefeitura de Lavras acertou o pagamento dos atrasados de todos os servidores municipais efetivos. O presidente do sindicato da categoria diz que já enviou vários ofícios para o prefeito na tentativa de ajudar a resolver o impasse com os contratados, mas até agora não conseguiu nada.

“Infelizmente já inteirou o 15º ofício e o Executivo não recebe o sindicato, achando que está prejudicando o sindicato em si, mas não está, está prejudicando os servidores municipais de Lavras, porque se trata de reajuste salarial, de progressão de carreira, de contratos que foram rescindidos e não foram pagos, de aposentados que também quando o reajuste não é aplicado anualmente, os aposentados não têm reajuste salarial, então tem aposentado vivendo abaixo do salário mínimo, então está muito difícil a negociação entre sindicato e Executivo”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Willian Rodrigues.

Servidores reclamam da falta de pagamento na Prefeitura de Lavras (Foto: Reprodução EPTV)

Leandro é técnico de laboratório e foi contratado para trabalhar na prefeitura durante a última gestão. O serviço não foi renovado e, em dezembro, ele foi dispensado, mas sem receber o que tinha direito.

“Eu fui dispensado, trabalhei uma semana de graça para o município, fora acerto, férias, 13º, que eu não recebi até hoje. Eu procurei um advogado nesta semana e a gente entrou com uma ação na Justiça para tentar receber esses direitos. Porque foi trabalhado, nada mais justo que eu receber o que eu tenho direito do município”, disse o técnico de laboratório Leandro Carvalho.

Diante da dificuldade de negociar com a prefeitura, muitos estão fazendo como o Leandro, que decidiu buscar a Justiça para receber o que tem direito. Nesta semana, o prefeito José Cherem (PSD) falou sobre o problema durante sessão na Câmara Municipal de Lavras.

“Retirar esses recursos hoje, não está fácil, vamos ter muitas dificuldades, mas eu tenho me empenhado muito nisso. Minha preocupação número 1 é pagar o salário dos servidores efetivos em dia, para não acontecer o que está acontecendo em muitas prefeituras e os servidores do Estado atualmente, a gente tem que fazer o planejamento disso, que já está sendo feito, cuidadosamente o impacto e será apresentada nesta casa uma proposta para que viabilize o pagamento dos funcionários”, disse o prefeito de Lavras, José Cherem.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras informou que não vai se pronunciar sobre o atraso no pagamento dos ex-funcionários.

Fonte: G1

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV