Dois anos depois, prefeitura de Lavras volta a propor reajuste de 0,01% para servidores

setembro 15, 2017

O prefeito de Lavras, José Cherem (PSD), enviou para a Câmara de Vereadores uma proposta de reajuste salarial dos servidores de 0,01%. O projeto foi encaminhado nesta semana e é similar ao proposto em 2015 pelo até então prefeito Silas Costa Pereira, que foi rejeitado na ocasião.

No município, pelo menos 40% dos servidores municipais ganham apenas um salário mínimo. Para eles, o reajuste representaria um aumento de R$ 0,09. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras diz que o valor é uma piada.

“Qual é o poder de compra de 0,01%? É inaceitável. É um deboche”, disse o diretor do sindicato, Eric Reis Azevedo.

A correção anual do salário é um direito de todo trabalhador garantido pela Constituição Federal. Mesmo assim, em Lavras, os servidores municipais estão há três anos sem receber a revisão.

É o caso de Wildes Tadeus Amâncio, que é vigia na própria prefeitura. Sem aumentos nos últimos anos, o salário foi ficando defasado e hoje ele recebe abaixo do mínimo.

“A gente vai no supermercado pensando no que eu vou levar, no que eu não vou levar, e tem que pegar folhetinho, olhar promoção, porque não dá pra escolher muita coisa não. Tem que ir no supermercado só em dia de promoção mesmo”, disse o vigia Wildes Tadeu Amâncio.

Dois anos depois, prefeitura de Lavras volta a propor reajuste de 0,01% para servidores (Foto: Reprodução EPTV)

Três anos sem revisão salarial e há pelo menos cinco sem nenhum reajuste. O auxiliar de enfermagem Vanderlei diz que o valor é um desrespeito com o trabalhador.

“Eu não sei o que a gente espera, a gente está sem esperanças em Lavras na verdade”, disse o auxiliar de enfermagem Vanderlei Eustáquio Fernandes.

O vereador Carlos Lindomar (PSL) diz que o projeto foi apresentado sem nenhum debate. Para ele, o valor não representa revisão salarial e a crise não pode ser uma desculpa para a proposta.

“Temos uma previsão na Constituição Federal dizendo que todo ano tem que ter uma revisão geral anual, exatamente para que você tenha no mínimo uma revisão conferindo o valor da inflação do período, jamais algo menor do que isso, porque o objetivo da Constituição é exatamente repor o poder de compra do salário do servidor”, disse o vereador Carlos Lindomar (PSL).

A votação em primeiro turno aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, e o projeto já teve sua primeira vitória. Sendo aprovado em segunda votação nesta sexta-feira, dia 15, o reajuste passa a vigorar a partir do dia 1º de outubro. Os vereadores que votaram pela aprovação foram: Daia Protetora, Alessandro Furtado, Ennio da Farmácia, Marcos Possato, Peterson, Dr. Matusalém, Nanáh Ferreira, Ti Ailton, Bira, Dr. Sebastiao dos Santos Vieira, Antônio Claret, Cristiane Costa, Evandro – Mestre Grilo, Toninho do Raio X e João Paulo Felizardo.

Os vereadores Nanáh Ferreira, Dr. Carlos Lindomar e Lila votam contra o projeto de lei.  Houve gritos a favor e contra a aprovação do projeto. Vereadores foram vaiados e aplaudidos durante a sessão extraordinária. Os servidores lotaram o auditório da Câmara Municipal.

Fontes: G1 e Lavras 24 Horas

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV