A deputada Dâmina Pereira (PSL/MG), participou na Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília, do evento que discutiu sob a perspectiva da mulher e o emprego. A conversa reuniu parlamentares da bancada feminina da Câmara dos Deputados.
“O debate sobre as políticas de qualificação e oportunidades de inserção da mulher no mercado de trabalho, foi ótimo. Apresentaram-nos dados que mostrou o quanto à mulher ganhou espaço ao longo dos anos. Claro que ainda temos muito para conquistar”, disse Dâmina.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, falou do importante papel que a mulher exerce para o desenvolvimento da indústria brasileira e salientou os avanços na conquista de maior representatividade feminina no Poder Legislativo.
O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, apresentou informações que comprovam o impacto da qualificação profissional na empregabilidade e na renda do trabalhador. O ensino técnico tem se mostrado um caminho importante para inserção de mulheres no mercado de trabalho, especialmente naqueles com maior teor tecnológico. No setor farmacêutico, por exemplo, 47% dos postos de nível técnico são ocupados por trabalhadoras. Já no ramo de equipamentos de informática, elas são 44% dos profissionais técnicos.
Outro assunto debatido foi à luta da mulher por equidade salarial. Os dados mostraram que nos setores da indústria, especialmente nos de maior conteúdo tecnológico, já existem mulheres ganhando mais que os homens.
Fonte: gabinete da deputada Dâmina Pereira com informações da Agência CNI de Notícias