O produtor cultural Marcus Paullus, até então Secretário Municipal de Cultura, não faz mais parte da equipe do primeiro escalão da Prefeitura de Lavras. O anúncio foi feito por ele, através de uma postagem no Facebook. Marcus Paullus ficou 10 meses à frente da Secretaria e pediu o desligamento do cargo ao prefeito José Cherem na terça-feira, dia 7. Os motivos alegados dizem respeito à estrutura da Secretaria e à remuneração.
Confira a postagem:
“Nesses 10 meses ocupando a Gerência de Cultura de Lavras, vivi experiências maravilhosas, creio que consegui transmitir para os fazedores de cultura da cidade a importância do protagonismo da Sociedade Civil na promoção das culturas que temos nessa terra.
Nesse tempo fiz e fortaleci laços de amizade e profissionais, que seguirão comigo, principalmente da Reunião Urbana de Artistas de Lavras e dos Fotógrafos Amadores de Lavras, dois grupos que sustentaram nossa gestão a todo tempo.
Em 10 meses foram 65 eventos produzidos, fomentados ou apoiados pela Gerência de Cultura. Cinco exposições fotográficas, um curso de comunicação e gestão de carreira e direitos culturais para os artistas, a realização da 1a. Conferência Municipal de Cultura, a criação do Conselho Municipal de Política Cultural com a inclusão do Município no Sistema Nacional de Cultura. Reestruturação do Sistema Municipal do Patrimônio Cultural, dentre tantos outros pequenos avanços para a cultura da cidade.
Conseguimos incluir Lavras no projeto CineMinas da Codemig para a construção de um Cinema Municipal no local da antiga Câmara Municipal, aguardando só a liberação do Prefeito.
Mediante as dificuldades de não termos a Secretaria de Cultura com a estrutura e equipe necessária para desenvolver um política cultural consistente e duradoura, além de uma remuneração que me permitisse a dedicação exclusiva ao serviço público, comuniquei ontem ao Prefeito Municipal meu pedido de demissão.
Agradeço a todxs o carinho, o apoio e por prestigiar todos os eventos que realizamos nesses meses. Agradeço a equipe da Gerência de Cultura pelo esforço e dedicação. Agradeço a Vereadora Cristiane Oliveira Costa, ao Vereador Antonio Claret Dos Santos, ao Vereador João Paulo Felizardo e ao Vereador Carlos Lindomar De Sousa pelo pronto apoio sempre que solicitado. Agradeço a família pelo suporte, em especial minha amada esposa Ana Flavia Rolim.
Grande abraço!”
O nome de quem vai assumir a Secretaria de Cultura ainda não foi divulgado.