Ex-governador de Minas, Francelino Pereira morre aos 96 anos

dezembro 22, 2017

O ex-governador de Minas Francelino Pereira morreu na manhã desta quinta-feira, aos 96 anos, no Hospital Mader Dei, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde estava internado. O corpo dele será velado à tarde no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro.

francelino pereira

Francelino foi um dos maiores líderes políticos do estado nas décadas de 70 e 80. Nasceu em Angical, no Piauí, mas ainda jovem veio para BH aproveitar o clima para curar uma doença nos pulmões.

Foi vereador de Belo Horizonte, tornou-se deputado e governador biônico (indicado pela ditadura militar) e, por fim, senador. À frente do Palácio da Liberdade, de 1979 a 1983, enfrentou uma greve na educação que resultou na prisão e greve de fome dos líderes, além da criação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE).

Como governador, construiu casas populares, como os conjuntos Cristina e Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana, criou as bases dos reservatórios da Copasa, que garantem o abastecimento de água para a Grande BH, e planejou e viabilizou o Aeroporto de Confins.

 

Fonte: Itatiaia

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV