A falta de água na zona rural de Lavras é uma realidade há mais de 25 anos e, com a falta de chuvas nos últimos anos, a situação tem se agravado. Preocupado com a situação, o Governo Municipal está realizando o maior processo de perfuração de poços artesianos da história de Lavras para levar água às famílias que moram nessas comunidades rurais. As obras foram realizadas com recursos próprios, um investimento de R$ 382.912,50.
Em 2017, representantes de 21 comunidades rurais foram convidados a participar de reunião para decidir como seriam realizados os investimentos. Cada representante apresentou a situação na área em que vive aos demais, que decidiram democraticamente uma lista de prioridades.
Em seguida, a administração municipal realizou os trâmites legais e estudos geológicos. Já foram perfurados 10 poços artesianos, nas seguintes comunidades: Porteira de Chave, Serra do Gambá, Salto das Três Barras, Cachoeirinha, Serrinha, Candonga, Bananal, Pimentas, Boa Vista e Três Barras.
Para os moradores das comunidades rurais de Lavras é um sonho que esta finalmente se concretizando, uma vez que muitos não possuem água nem para beber, quanto mais para manter a própria produção e o sustento de suas famílias. O objetivo deste programa do Governo Municipal é levar água a cerca de 640 famílias, totalizando aproximadamente 3.100 pessoas diretamente beneficiadas.
É importante lembrar que levar água potável e de qualidade para a casa dos cidadãos lavrenses além de demonstrar respeito com o cidadão contribuinte é uma ação de saúde pública, uma vez que diversas doenças são contraídas por meio do consumo de água imprópria.
Meio Ambiente e Recuperação
Além de perfurar os poços artesianos, o Governo de Lavras tem também estimulado todos os moradores da zona rural a participarem de programas e projetos para a recuperação das nascentes.
Por meio da Secretaria de Assuntos Rurais, a administração municipal possui parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e convênio com a EMATER no desenvolvimento de diversos projetos nessa área. São destaques o “Projeto Olho D’Água: Preservação e Recuperação de APPs de Cursos D’Água e Nascentes para a Manutenção dos Recursos Hídricos” e o “Programa Plantadores de Rios”, que busca unir proprietários e pessoas interessadas em investir na proteção e recuperação de nascentes e rios.
Fonte: Prefeitura de Lavras