Um vídeo divulgado nas redes sociais pela presidente da colônia de pescadores do rio grande, Sandra Fonseca, chamou atenção nas últimas semanas. A denúncia mostrou uma grande quantidade de peixes mortos na Usina Hidrelétrica do Funil em Lavras/MG.
A deputada federal Dâmina Pereira (Podemos/MG) pediu a Aliança Geração de Energia, empresa que administra a hidrelétrica, esclarecimentos quanto ao problema ambiental daquela região.
A Aliança respondeu a parlamentar e informou que já acionou a Polícia Ambiental para apurar o ocorrido. Além disso, a equipe da usina intensificou as inspeções e adotou medidas de monitoramento e investigação.
A Policia Militar de Minas Gerais disse por meio de nota, que após a emissão dos laudos técnicos e periciais, será realizada uma análise técnica de tudo o que foi apurado. Depois será feito os autos da infração, bem como as outras providências decorrentes que forem necessárias para resposta condizente à gravidade do fato ocorrido.
“Mesmo com essas informações por parte da empresa, vamos continuar de olho para que essa situação não se perdure. Órgãos como a Polícia Ambiental, o Ministério Público, e o próprio secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o lavrense Germano Gomes Vieira, já estão acompanhando de perto esse problema”, lembrou a deputada.
Fonte: gabinete da deputada Dâmina Pereira