Na reunião desta segunda-feira, dia 11, os vereadores de Lavras reprovaram um projeto de Lei que pede a redução do número de vereadores na cidade, dos atuais 17 para 13, a partir de 2021. O texto, de autoria da vereadora Cristiane Costa e assinado por outros parlamentares, já vem sendo discutido desde o ano passado e retornou à pauta de 2019. A reunião foi marcada por muitos discursos e polêmicas. A vereadora Nanah Ferreira, que também anunciou apoio ao projeto em 2018, apresentou uma emenda, mudando a redução para 15 vereadores. O texto apresentado por ela também não foi aprovado.
Durante a votação, os vereadores se justificaram e um grupo, que já tinha se comprometido com a aprovação, mudou o voto. A autora do projeto chegou a apresentar um vídeo com imagens de sessões anteriores da Câmara, onde cada parlamentar se comprometia a apoiar a iniciativa, que também teve grande repercussão nas ruas de Lavras.
Agora, outro projeto como este, de redução no número de cadeiras da Câmara de Lavras, só pode ser apresentado em 2020. Um outro projeto, da vereadora Nanah, ainda está tramitando na casa e pede a redução dos salários dos vereadores, mas segue sem previsão de entrar na pauta de votação, pois está sendo analisado pelas comissões.
Votaram a favor da redução do numero de vereadores: Cristiane Costa, Nanah Ferreira, Cel. Claret, Dr. Sebastião, Carlos Lindomar, Dr. Alessandro, Marcos Possato e Ênio Mendes.
Votaram contra a redução: Daia Protetora, Lila, Toninho do Raio X e Bira.
Votaram pela abstenção: João Paulo Felizardo, Ti Ailton, Dr, Matusalém, Peterson e Mestre Grilo.