A finalização da obra está prevista para acontecer um século após a morte de seu idealizador, o renomado arquiteto espanhol Antoni Gaudí
A basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, está em construção desde 1882 — Foto: Pexels/Chait Goli/Creative Commons
Há 143 anos, o Bispo Urquinaona lançou a pedra fundamental do que se tornaria um dos projetos arquitetônicos mais ambiciosos do século 20.
O Templo Expiatório da Sagrada Família, conhecido também somente como Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, é uma basílica católica única projetada pelo renomado arquiteto espanhol Antoni Gaudí.
Atualmente, a igreja é considerada o mais antigo projeto de construção ativo do mundo. A obra inacabada já foi acompanhada por cinco gerações de espanhóis.
Originalmente projetada por Francisco de Paula del Villar em 1882, Gaudí assumiu o projeto no ano seguinte e reinventou completamente o desenho, combinando influências góticas e art nouveau para dar à basílica o seu estilo arquitetônico único.
A Sagrada Família se tornou a grande obra de sua vida, a qual ele imaginou que teria séculos de duração, como as grandes catedrais da Europa medieval.
Com suas torres imponentes, o templo é uma das maiores atrações turísticas da Espanha. Seu exterior de pedra e suas curvas imponentes se destacam entre os prédios urbanos baixos da área ao redor.
Gaudí morreu em 1926, quando menos de um quarto da construção estava concluída. Mas a obra continuou progredindo lentamente, embora tenha sido interrompida pela Guerra Civil Espanhola e quando anarquistas incendiaram a cripta, destruindo parcialmente os planos originais de Gaudí em 1936.
Com base nos projetos originais, a basílica foi restaurada e a obra continuou avançando da década de 1950 até o século 21. Graças aos avanços tecnológicos, o ritmo da construção acelerou drasticamente nas últimas décadas.
Adições recentes ao edifício incluem uma estrela de cristal de 12 pontas no topo de uma das torres principais, fachadas, portas trabalhadas e um grande órgão. Depois que a torre de Jesus Cristo for adicionada ao telhado, a Sagrada Família se tornará o templo mais alto do mundo com 11 metros a mais que a atual recordista Ulm Minster, na Alemanha.
Após mais de um século, a obra da Sagrada Família chegou à metade em 2010 e deve ser concluída em 2026, no aniversário de 100 anos da morte de seu idealizador.