Atlético quer repetir sequências de 2009, 2012 e 2013 com nova vitória sobre o América; relembre partidas do Galo nesses anos
Em meio ao cenário de imprevisibilidade que sempre foi uma das características do futebol brasileiro, emendar 10 vitórias consecutivas é tarefa complicada para qualquer time – por maior que seja a sua força técnica. Prova disso é que, diante do América, o Atlético persegue o feito que só alcançou em três oportunidades neste século.
O Galo não precisa vencer o América na tarde deste sábado (15/3) para conquistar o Campeonato Mineiro pelo sexto ano consecutivo. A equipe comandada por Cuca pode até perder o clássico por três gols de diferença no Mineirão, em Belo Horizonte, que, ainda assim, ficará com a taça do Estadual.
Isso porque o confronto de ida entre os rivais foi vencido pelo Atlético com autoridade, por 4 a 0, também no Gigante da Pampulha. A goleada marcou a nona vitória consecutiva do Galo neste início de temporada.
De toda maneira, o time alvinegro quer encerrar o Mineiro com “chave de ouro”, vencendo o Coelho no duelo em que pode levantar o troféu – e alcançando marca somente registrada pelo clube nos anos de 2009, 2012 e 2013. O último, aliás, foi marcado por um início de temporada com 13 triunfos consecutivos.
Fato curioso é que, em duas dessas três sequências do Atlético (2012 e 2013), Cuca também era o comandante da equipe. Já em 2009, o Galo era dirigido por Emerson Leão.
O fator começo de temporada une os três recortes com o atual – período marcado por jogos de fases iniciais da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro. O contexto mais desafiador foi enfrentado pelo Atlético em 2013, com compromissos pela fase de grupos da Copa Libertadores.
A seguir, o No Ataque relembra cada uma dessas trajetórias detalhadamente. Veja também os responsáveis por findar as sequências do Galo em cada um desses anos.
A sequência de 2009 foi interrompida no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, em empate com o Guaratinguetá (2 a 2), no Estádio Dario Leite, em Guaratinguetá.
O Atlético ainda ampliou o período invicto com vitórias sobre Rio Branco e Guaratinguetá, mas viu a boa fase ruir ao sofrer goleada diante do arquirrival Cruzeiro no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro (5 a 0), no Mineirão.
Já a sequência de 2012 foi interrompida com empate com o Cruzeiro (2 a 2), pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
O Atlético ainda goleou Penarol-AM e empatou duas vezes com o Tupi antes de perder para o Goiás (2 a 0) no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Por fim, a sequência de 2013 foi interrompida em derrota para a Caldense (2 a 1) no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro.
O ano ficaria eternamente marcado na história do Atlético pela conquista inédita da Copa Libertadores, em julho.
América e Atlético farão a grande decisão do Campeonato Mineiro no Mineirão, em Belo Horizonte. A diretoria do Coelho abriu mão do jogo no Independência em virtude do resultado no jogo de ida e também com o objetivo de assegurar maior lucro com a bilheteria.
A bola rolará no Gigante da Pampulha para o último duelo do Estadual às 16h30 deste sábado. Caso vença, o Galo repetirá as sequências de resultados de 2009, 2012 e 2013 e ficará com a taça pelo sexto ano consecutivo.