Rivais estaduais, Atlético e Cruzeiro são cabeças de chave e não podem se enfrentar na fase de grupos da Copa Sul-Americana
Atlético e Cruzeiro estão na briga pela “Grande Conquista” em 2025! Arquirrivais mineiros, Galo e Raposa conhecem seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana na noite desta segunda-feira (17/3). O sorteio a ser realizado pela Conmebol terá início às 20h (de Brasília), na sede da entidade em Luque, no Paraguai.
Atlético e Cruzeiro integram o pote 1 do sorteio, composto pelos clubes de melhores colocações no ranking da Conmebol, e serão cabeças de chave. Com isso, os rivais não podem protagonizar clássico mineiro na fase de grupos.
Os potes 2, 3 e 4 são compostos por outras 28 equipes, sendo três brasileiras: Vasco (2), Corinthians (4) e Vitória (4). O regulamento da Sul-Americana elaborado pela Conmebol, entretanto, não permite que equipes do mesmo país se enfrentem na fase de grupos – mesmo que uma delas tenha garantido classificação com eliminação nas fases iniciais da Libertadores.
As 32 equipes da fase de grupos serão divididas em oito chaves – com uma de cada pote do sorteio. O líder de cada um desses grupos avança diretamente às oitavas de final.
As oito equipes que terminarem em segundo lugar de suas respectivas chaves enfrentarão os oito terceiros colocados dos grupos da Copa Libertadores em fase de playoffs – definindo, assim, o restante dos classificados às oitavas da Sul-Americana.
Oitavas de final, quartas de final e semifinal serão disputadas em duelos de ida e volta. Já a final ocorre em jogo único e em campo neutro.
O Atlético já participou de 10 edições da Copa Sul-Americana – torneio criado em 2022. A melhor campanha alvinegra ocorreu em 2019, quando foi eliminada pelo Colón-ARG na semifinal, em disputa de pênaltis.
Já o Cruzeiro disputou oito vezes a Sul-Americana. A melhor campanha celeste foi justamente no ano passado, quando perdeu a grande decisão para o Racing-ARG.