Galo estreia na Copa Sul-Americana nesta terça-feira, às 21h30, diante do Cienciano, que joga em Cusco, no Peru
O Atlético terá pela frente um adversário “extracampo”: a altitude de Cusco, no Peru, local em que enfrentará o Cienciano nesta terça-feira (1º/4), às 21h30, pela primeira rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana. Palco da partida, o Estádio Inca Garcilaso de la Vega está entre os 10 com maior altura em relação ao nível do mar no futebol mundial.
O Inca Garcilaso foi inaugurado em 1950 e reformado em 2004 devido à disputa da Copa América. Naquele ano, passou a ter capacidade para receber 42 mil torcedores, quase o dobro do que antes, quando tinha 22 mil lugares. Além do Cienciano, jogam como mandantes no local o Deportivo Garcilaso e o Cusco FC.
O estádio fica a 3.350 metros de altitude. Com isso, é o oitavo no mundo com menor pressão atmosférica.
Outros dois estádios da lista ficam no Peru, quatro na Bolívia e um no Equador. Os dois únicos fora da América do Sul estão localizados na China e na África. O líder no ranking é o Daniel Alcides Carrión, com 4.378 metros em Cerro de Pasco-PER.
A altitude pode gerar diferentes consequências aos atletas que não estão acostumados ao ambiente. Com menor oxigenação do sangue, há possibilidade de o coração bater mais rapidamente, além de uma respiração ofegante. Neste cenário, os jogadores ficam tontos e com raciocínio debilitado.
O Cienciano ostenta bons números quando joga em casa por torneios continentais. São 28 jogos, com 18 vitórias, dois empates e apenas oito derrotas.
No entanto, a equipe não vive um bom momento em 2025 e tem só uma vitória em seis jogos. O time peruano também empatou três vezes e perdeu outras duas.
De toda forma, o Atlético terá mais de 48 horas para se habituar à altitude. A delegação alvinegra chegou ao Peru nesse domingo (30/3) após seguir viagem diretamente de Porto Alegre, onde o Galo perdeu por 2 a 1 para o Grêmio na Arena do Grêmio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
A última vez em que o time mineiro atuou no Peru foi em 2023. Na oportunidade, venceu o Alianza Lima por 1 a 0, com gol do atacante Hulk no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, pela quinta rodada do Grupo G da Copa Libertadores.