Terminam hoje as inscrições na 2ª Mostra Cultural

setembro 22, 2016

O Grupo de Pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade: a problemática da formação docente – Fesex, coordenado pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), Cláudia Ribeiro e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com S.O.S Educação Profissional realizarão a II Mostra Cultural “Com Bullying não se brinca”.

A II Mostra tem como objetivo contribuir com ações para “assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e intimidação sistemática (bullying)”, conforme redação da Lei nº 13.185/16 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. O artigo 5º da Lei supracitada cita que “é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar” essas medidas.


Continua depois da publicidade...

A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), na pessoa de seu fundador, o pediatra Lauro Monteiro Filho, afirma que “a escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade”.

Concordando com as palavras do Doutor Lauro e afirmando que a humilhação, a intimidação, as ofensas, dentre outros incômodos, são processos que referenciam as consequências do Bullying na escola, e apoiados na recente Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2015, divulgada na primeira semana de setembro de 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelando que, 7,4% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental no país com idade entre 13 e 15 anos, afirmaram se sentir humilhados por provocações na maior parte do tempo ou sempre. Minas Gerais é o segundo estado com o maior percentual de alunos com essa percepção na Região Sudeste (7,8%), atrás apenas de São Paulo (9%).

Por tudo isso, pensando na saúde física e emocional dos e das estudantes, no compromisso assumido por professoras e professoras na formação cidadã, que estão na escola a maior parte de seu tempo, é que conclamamos vocês educadoras e educadores a participarem com seus estudantes da II Mostra Cultural “Com Bullying não se brinca”.

O prazo para se inscrever termina nesta quinta-feira, dia 22.

mostra-cultural

Fonte: DED – UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV