Atendimento volta a ser suspenso em hospital de Santo Antônio do Amparo

novembro 15, 2016

Os atendimentos médicos voltaram a ser suspensos no Hospital São Sebastião, em Santo Antônio do Amparo, devido a atraso no pagamento de salários. Nesta segunda-feira (14), a greve dos funcionários completou 15 dias, segundo os moradores, e só os casos de urgência e emergência são recebidos pela equipe. Uma paralisação já havia ocorrido no dia 11 de outubro também por falta de pagamentos.

“O pior é que não tem uma posição para nós, se esse mês vai ser acertado, ser pago, ou não”, explicou diretor técnico Elkin Charris.


Continua depois da publicidade...

saa

Problemas começaram em 2015
O Hospital São Sebastião é referência para moradores de 34 municípios. Em dezembro de 2015, a unidade foi alvo de uma operação da Polícia Federal, a “Asclépia”, que investiga um suposto desvio de verba e apura as suspeitas de cobrança por cirurgias para pacientes que esperavam nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação levou à prisão diretores, um contador do hospital e dois vereadores da cidade. Eles ficaram cinco dias presos e foram liberados.

O processo continua sob análise do Ministério Público. Nesse meio tempo, o hospital ficou sob intervenção judicial, que decidiu passar a administração, temporariamente para a prefeitura.

Entre os dias 10 e 11 de outubro deste ano, os funcionários fizeram uma paralisação porque não recebiam pagamentos há dois meses. O atendimento só foi normalizado após reunião com o Ministério Público. Agora os funcionários reclamam de atraso nos salários de outubro.

Problemas começaram em 2015
Para a dona de casa Rosemeire Rodrigues, a situação está insustentável para os usuários.

“Infelizmente, nós somos pobres. Não temos condições de sair para procurar médico fora. Dependendo da situação que a gente encontra, não tem como, não dá nem tempo de chegar fora daqui”, disse. “Nós esperávamos um atendimento 100%, porque o hospital da nossa cidade é um dos melhores da região, e chegar no ponto que chegou, infelizmente, é a gota d’água.”

O pedreiro Israel Marcel concorda. “Saúde em primeiro lugar, né? A gente fica preocupado. Hospital, o que a gente mais precisa é de hospital”, afirmou.

Prefeitura disse que vai regularizar pagamentos
A Prefeitura de Santo Antônio do Amparo informou que deve quitar os salários até o final de novembro. O corpo clínico do hospital declarou que vai se reunir na quarta-feira (16) para definir se a greve continua.

Fonte: G1

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV