Pesquisa da UFLA monitora animais silvestres no Parque Quedas do Rio Bonito

abril 05, 2017

Treze espécies de animais silvestres foram monitoradas por armadilhas fotográficas durante dez meses, no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, em Lavras. bichos_1

Cães foram localizados no parque

De acordo com o professor Antonio Carlos da Silva Zanzini, do Departamento de Ciências Florestais (DCF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o trabalho, desenvolvido em parceria com a aluna do curso de biologia (bacharelado) Ellen Cristina Mões Oliveira, resultou em cerca de três mil registros que flagraram o período e o perfil de atividade dos bichos por 24 horas. Um deles, o porco do mato, foi encontrado pela primeira vez na reserva. Lobo-guará (vulnerável à extinção), cateto (vulnerável à extinção), irara, jaguatirica, sagui e coelho do mato e outros também foram localizados no parque.


Continua depois da publicidade...

O monitoramento permitiu também avaliar a riqueza em espécies de mamíferos de médio e grande porte do parque e analisar a similaridade entre os tipos fisionômicos dos vegetais encontrados. O parque é o maior de Lavras, com cerca de 250 hectares de extensão, motivos que fizeram o professor a escolher o local para o levantamento. Aberta ao público, a reserva ecológica é mantida por uma fundação.

Armadilhas fotográficas utilizadas no trabalho

Antes de deixar os equipamentos no parque, o Zanzini visitou a área e escolheu quatro tipos de vegetação para desenvolver o trabalho. Os locais onde houve monitoramento compreendem Floresta Estacional Semidecidual, Mata de Galeria, Campo Cerrado e Cerrado Típico.O professor explicou que oito armadilhas fotográficas foram fixadas em árvores, a aproximadamente dez centímetros de distância do solo, e em regiões por onde os bichos circulam na mata. De acordo com Zanzini, cada máquina pode captar os movimentos dos animais a cada 30 segundos, sendo que as câmeras ficaram em modo filmagem por 24 horas/dia. Outro tipo de registro, o chamado de “independente” pelo professor, flagrou as espécies no intervalo de tempo superior a uma hora.

Com a ação, foi possível também identificar 400 registros da presença de cães no parque e esses animais domésticos tiveram o mesmo horário de circulação de oito espécies silvestres. Para o professor, essa constatação sinaliza um desequilíbrio ambiental em razão da convivência entre bichos domésticos e nativos. Além desse problema, o Zanzini identificou que alguns animais de porte pequeno acabam virando presa para os cachorros.
Para que essa situação seja controlada, Zanzini sugeriu captura e remoção dos cães, controle da entrada desses animais na reserva e uma ação de educação ambiental. O professor Zanzini avaliou como positivo o resultado do trabalho e disse que espera publicá-lo em forma de artigo científico. Por fim, ele ressaltou a disponibilidade e a atenção da direção do parque para a realização da pesquisa.

 

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV