Prefeitura vai instalar armadilhas em 250 pontos de Lavras para monitorar e combater o Aedes Aegypti

dezembro 19, 2017

Lavras recebeu treinamento da Superintendência Regional de Saúde nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. O tema do treinamento foi a “Ampliação da Vigilância Entomológica para Monitoramento do Aedes por meio de armadilhas Ovitrampas”. O objetivo é realizar o monitoramento e combate ao mosquito causador de dengue, zica, chikungunya e febre amarela.

aedes


Continua depois da publicidade...

O curso teve a participação da Vigilância em Saúde de Lavras e consiste em orientar e capacitar profissionais para capturar ovos da fêmea do Aedes através de armadilhas simples, baratas e artesanais.

Esta ação é em nível estadual. Em Lavras, serão instaladas 250 armadilhas Ovitrampas e os moradores das residências escolhidas serão parceiros da Vigilância no combate ao Aedes.

O treinamento ministrado em Lavras pela Vigilância
Regional em Saúde foi realizado no Uaitec, na rua Raul Soares no Centro, e contou com a participação dos agentes de saúde da cidade e de diversos municípios da região.

Durante todo o ano, a Vigilância em Saúde de Lavras vem realizando diversas ações nos bairros da cidade. Forem realizadas ações educativas, fumacê, mutirões de visita às casas, recolhimentos de resíduos que podem tornar-se criadouros de mosquitos, dentre outras atividades.

 ovitrampa

Conheça a Armadilha Ovitrampa 

Montada em um vasilhame plástico, a amarmadilha contém em seu interior uma mistura de água com levedura de cerveja, atraindo a fêmea do Aedes, que deposita seus ovos na mistura.

A cada sete dias as armadilhas são recolhidas e levadas para o laboratório da Vigilância, onde os ovos são contados e colocados em um ambiente controlado onde acontece a eclosão.

Já na forma de larva, elas são analisadas pelos técnicos da Vigilância e, se constatada a presença de larvas de Aedes, o local onde a armadilha foi instalada e um raio de 50 metros recebe ações de combate ao mosquito.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV