Lavras participará do 3º Mutirão Regional da EPTV de Combate ao Aedes Aegypti, neste sábado

janeiro 25, 2018

Por meio da Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado ativamente na prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zica e chikungunya. Durante todo o ano, os agentes de endemias percorrem as várias regiões da cidade para orientar e verificar possíveis focos do mosquito.

mutirao


Continua depois da publicidade...

As ações de prevenção e orientação são constantes, feitas para alertar a população sobre a importância da colaboração de todos nesta mobilização. Dentro deste objetivo, Lavras será uma das 317 cidades na região de cobertura das quatro emissoras da EPTV que irão participar do 3º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti simultaneamente. Em Lavras, a ação será no Vista Alegre no próximo sábado, dia 27, de 8h às 12h.

As atividades irão envolver as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Obras, Regulação Urbana e Defesa Civil. “É uma mobilização muito interessante porque une a equipe da prefeitura, comunidade, além dos alunos da Medicina e da Educação Física da UFLA. Esta integração é fundamental para o sucesso no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e nós contamos mais uma vez com o apoio da população”, disse Rafael Martins Júnior, chefe do departamento de Vigilância de Situação e Promoção da Saúde.

mutirao2

Nesta época de muitas chuvas como o verão, todo mundo tem que redobrar a atenção com os criadouros do mosquito. Por isso, haverá o bota-fora, em que serão recolhidos resíduos e entulhos que acumulem água e gerem riscos.

Haverá também tendas com orientações sobre a prevenção e os cuidados a serem adotados no combate ao Aedes aegypti, brinquedos para as crianças, como pula-pula, piscina de bolinhas, pipoca, algodão-doce e atividades físicas na quadra do bairro.

Além do combate ao Aedes, serão realizadas ações em parceria com a UFLA para orientação sobre o combate ao Mosquito Palha, que é o transmissor da leishmaniose, e realização de inquérito canino para detectar casos de leishmaniose canina. A cidade registrou 5 casos da doença em humanos no último ano e ações de prevenção devem continuar.

Também será disponibilizado ônibus para o atendimento odontológico. Além da parceria, das equipes do PSF Serra Verde, Saúde Bucal do município, SESC e SENAC.

O Governo Municipal de Lavras conta com a participação de todos. O combate ao Aedes e ao Mosquito Palha não pode parar.

Ações Sociais

Além das ações de saúde e prevenção, o evento contará com a participação doCentro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Efigênia. O objetivo é também oferecer ao bairro Vista Alegre serviços e ações sociais.

Todos poderão realizar ou atualizar seu cadastro nos programas do governo, como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e COPASA, Carteira do Idoso, Beneficio para Pessoas de Baixa Renda (BPC), Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Público, Carta Social, Serviços Assistenciais e ID JOVEM.

Durante a manhã de sábado, a comunidade também poderá ter acesso ao atendimento com assistente social, psicóloga e educador físico. Além disso, haverá oficina de trabalho com feltro e cortes de cabelo gratuitos em parceria com o SESC.

O CRAS Santa Efigênia irá aproveitar o momento para dar a oportunidade de quem trabalha durante a semana atualizar seus cadastros e realizar as ações necessárias para a manutenção dos benefícios. Atividades como essas aproximam a comunidade dos profissionais e permitem que a população conheça a rede de atendimento e serviços.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV