Quase 60 municípios participaram do Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti no fim de semana

janeiro 29, 2018

Moradores de 57 cidades do Sul de Minas participaram neste sábado (27) do 3º Mutirão Regional contra o Aedes aegypti. O objetivo foi eliminar focos e todo material que possa servir de criadouro do mosquito. O mutirão é uma parceria das prefeituras com a EPTV, afiliada Rede Globo.

mutirao


Continua depois da publicidade...

Uma das cidades em que as ações se concentraram é Três Corações (MG), que foi a campeã de dengue no Sul de Minas no ano passado. Ao todo, foram 1.018 casos, o terceiro município com mais casos de dengue em todo o estado. Não houve registro da doença neste ano. Além da dengue, a cidade também registrou um caso de chikungunya no ano passado e um neste ano.

Na cidade, desde as 8h, agentes percorreram o bairro Vila Rezende e o entorno com a participação do grupo de escoteiros, clube de desbravadores, Secretaria de Obras e agentes de endemias. O bairro foi selecionado devido ao grande acúmulo de lixo e entulhos.

Já na área central da cidade, servidores da prefeitura e agentes de endemias distribuíram panfletos nos semáforos das principais avenidas. Também foi montado um estande na Praça Odilon Resende com amostras do mosquito da dengue, larvas, banners, panfletos e vacinação contra a febre amarela.

Ações em outras cidades

Em Poços de Caldas (MG), em apenas um bairro, cerca de mil casas foram visitadas. Foram retirados oito caminhões cheios de entulho, o que daria cerca de nove toneladas de sujeira.

Em Passos (MG), oito caminhões carregados de entulhos foram retirados de quatro bairros visitados pelos agentes de saúde. Segundo a prefeitura, muita sujeira ainda ficou para trás e será retirada na segunda-feira. Mais de 1,2 mil casas foram vistoriadas neste sábado.

Em Varginha (MG), cerca de 1,5 mil imóveis foram vistoriados em dois bairros. Os moradores foram orientados sobre os cuidados de combate ao mosquito. Na cidade, não houve coleta de lixo e entulho neste sábado.

Já em Pouso Alegre (MG), as ações foram reforçadas na área central e no bairro São Geraldo. Cerca de 300 imóveis foram vistoriados, com orientação sobre os cuidados e combate ao mosquito. Os esforços ficaram concentrados na vacinação contra a febre amarela, já que a Superintendência da cidade investiga duas mortes suspeitas pela doença. As doses foram aplicadas em cinco unidades básicas de saúde em vários bairros da cidade até as 16h. Ao todo, cerca de 1,6 mil doses da vacina foram aplicas.

O 3º Mutirão Regional contra o Aedes aegypti, promovido pela EPTV em conjunto com as prefeituras da região, tem como objetivo o envolvimento regional com a participação de todas as cidades da área de cobertura da EPTV para o desenvolvimento de ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além das cidades da nossa região, o projeto também aconteceu em todas as outras cidades onde a EPTV está presente, totalizando 317 municípios com mais de 11 milhões de pessoas.

Fonte: G1

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV