Interdição de trecho da BR-265 causa transtornos a moradores de distrito em Nazareno

março 22, 2018

O trecho da BR-265, em Nazareno (MG), continua interditado depois de 10 dias da queda de uma ponte. O principal desvio dos motoristas é uma estrada rural no município. O trânsito intenso de carretas e caminhões tem causado transtornos aos moradores.

A estrada de terra no Distiro de Palmital, em Nazareno, ficou bastante movimentada depois da queda de uma ponte sobre a BR-265, na madrugada do último dia 11. O desvio oficial aumenta a viagem em quase 80 quilômetros. Mas passando pelo desvio, é possível voltar à rodovia depois de aproximadamente 15 quilômetros. Por isso, mesmo com barro, a estrada virou opção de muita gente.


Continua depois da publicidade...

“Senão a gente tem que dar um desvio muito grande, tem que passar por São Tiago quem quer ir sentido Juiz de Fora. Está bem dificultoso”, disse o vendedor Alexandre Seara.

Para quem mora no pequeno distrito a situação trouxe transtorno, já que os moradores não estavam acostumados com tanto movimento.

“Nunca teve movimento aqui, automóvel, caminhão, é estranho para nós aqui”, disse o produtor rural Francisco Heitor da Silva.

Moradores têm presenciado até congestionamento em estrada rural em Nazareno (Foto: Reprodução EPTV)

Como choveu nesta quarta-feira (21), muitos veículos tiveram dificuldades para trafegar. Enquanto alguns motoristas se arriscavam, os outros tinham que esperar. Uma ponte que estava afundando, agora também teve a proteção lateral arrancada.

Por causa da estrutura precária, só podem passar pelo trecho veículos de até 10 toneladas. Mas sem fiscalização, caminhões e até carretas com cargas bem mais pesadas continuam passando pelo local.

Na BR-265, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) já retirou praticamente todos os escombros da ponte que caiu. Mas o desvio emergencial, que seria construído ao lado, agora está suspenso. Segundo os estudos que foram feitos, a obra levaria o mesmo tempo que a construção de uma nova ponte. Sem orçamento fechado, o departamento não sabe dizer quando vai começar os trabalhos.

Isso tem causado dor de cabeça para quem tem feito baldeação para pegar ônibus ou então para quem mora do outro lado da ponte e agora precisa ir a pé até pegar o carro deixado no asfalto.

Dnit ainda não tem previsão de quando nova ponte será construída na BR-265 (Foto: Reprodução EPTV)

A situação é acompanhada de perto por integrantes do movimento “Somos Todos Vítimas da BR-265”. Eles sabem que, sem previsão de obras, os problemas no entorno de Nazareno só deve aumentar.

“É perigoso, todo mundo sabe, traz riscos para os moradores, então por que Nazareno hoje está pagando por isso?”, disse o integrante do movimento, Moab de Ávila Nonato.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Nazareno informou que o prefeito José Heitor Guimarães de Carvalho está em Brasília (DF) em busca de recursos para a reconstrução da ponte na BR-265 e também para a construção de uma ponte provisória.

Fonte: G1

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV