Mutirão revitaliza quadra do bairro Nova Lavras

junho 04, 2018

Tendo em vista os tempos difíceis para o povo brasileiro devido a atual conjuntura pelo qual passa o país e à sucessiva retirada de direitos, conquistados por meio de longas lutas, foi colocada para os movimentos sociais a responsabilidade de construir a resistência. Por este motivo, em Lavras, no último dia 27 de maio, aconteceu o mutirão de revitalização da Quadra do Corredor, no Bairro Nova Lavras, junto à Batalha do Morro (a qual acontecerá quinzenalmente no mesmo local).

 DIVULGACAO6


Continua depois da publicidade...

Esta atividade é parte do Congresso do Povo, iniciativa proposta pela Frente Brasil Popular, uma articulação política composta por mais de 80 organizações, a qual estimula a organização popular por meio da retomada do trabalho de base, da vivência e do diálogo com o povo em seu cotidiano e da afirmação de que cada pessoa pode e deve assumir o comando de sua vida e da sua comunidade.

 O mutirão contou com a participação dos moradores do Bairro Nova Lavras e de diversas organizações, as quais contribuíram na tarefa de dialogar com a população sobre a importância da organização popular como ferramenta de emancipação e na solução dos problemas da própria comunidade.

 DIVULGACAO9

Além disso, as atividades do dia consistiram na realização de limpeza e revitalização de partes mais precárias da quadra, na preparação e distribuição do almoço, nas oficinas de “B-Boys e B-Girls”, Turbante, Batucada, Multirão Yebá (que resultou no envolvimento da comunidade na construção de um canteiro de mudas frutíferas que será cuidado pelos próprios moradores), e, por fim, a Batalha do Morro.

Os moradores do bairro também fizeram um abaixo-assinado pedido ao poder público do município o aporte e a intervenção necessária, para realizar a revitalização e a manutenção da Praça João Marcos de Miranda, conhecida entre moradores locais como Quadra da Nova Lavras.

Embora o espaço venha sendo utilizado entre residentes do bairro para reuniões e atividades de caráter cultural, ele apresenta sérios problemas de estrutura – incluindo-se a deterioração do espaço dos banheiros e a falta de ligação de esgoto (que gera um problema de saneamento básico).

A comunidade do bairro pretende, ainda, fazer um trabalho ambiental no local, com o plantio e manutenção de plantas, seguindo-se os princípios do paradigma agroecológico, o qual preza pela interação orgânica entre a ocupação humana e o desenvolvimento ambiental.

Fonte: Sebastião Filho
Fotos: divulgação

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV