Bombeiros farão fiscalização em museus de Minas Gerais na próxima semana

setembro 05, 2018
Autorizado pelo governador Fernando Pimentel, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deflagrará, na próxima segunda-feira (10/09), uma força-tarefa visando vistoriar as principais edificações e conjuntos históricos, ao tempo em que as pastas da Cultura e do Meio Ambiente mobilizam suas equipes para a colaboração necessária à iniciativa.

 bi-moreira
Ontem, o governador se reuniu com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Cláudio Roberto de Souza, o Secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e o coordenador da Defesa Civil, Coronel Fernando Arantes, para uma avaliação conjunta da segurança dos museus, monumentos históricos e parques naturais do Estado.
 
Também participaram do encontro representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e da Fundação Clóvis Salgado. Todos lamentaram a tragédia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e enfatizaram a relevância de um amplo levantamento de possíveis riscos em Minas Gerais, o que será apurado no decorrer da força-tarefa.
 
O Coronel Cláudio Roberto de Souza explicou que a força-tarefa terá caráter educativo, com o objetivo de orientar os responsáveis pelas edificações.
 
“Vamos realizar visitas de orientação nos equipamentos onde existem esse acervo histórico de valor inestimável e dar as orientações devidas, juntamente com os outros órgãos, para atuar preventivamente nesses setores com interesse na segurança do público e dos bens”, afirmou.
 
Segundo ele, a iniciativa estará agora centrada nos bens de valor cultural, de modo a obter, prontamente, informações objetivas sobre a situação geral do Estado. Equipes das Secretarias de Cultura e de Meio Ambiente vão participar da operação, além de atuar nos monumentos materiais e naturais pertencentes ao Estado.
 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, a pasta está alerta para atualizar todas as regras de segurança em suas unidades, a exemplo da troca programada de extintores, da avaliação de sinalização de emergência, além da revisão dos planos de prevenção e combate a incêndios e pânico.
Fonte: Bombeiros de MG


Continua depois da publicidade...

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV