Estudantes de escola rural fazem visita técnica ao Horto de Plantas Medicinais da UFLA

outubro 04, 2018

Alunos do 8º e 9º ano da Escola Rural Cachoeirinha fizeram, na última terça-feira (02/10), uma visita técnica ao Horto de Plantas Medicinais, do Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em parceria com a escola, o grupo de pesquisa e extensão em Gênero, Diversidade, Movimentos Sociais e Agroecologia (Gedim), juntamente com a professora do Departamento de Economia (DAE) Viviane Santos Pereira, promoveram aos estudantes uma série de atividades que envolvem pesquisa e extensão junto à comunidade.

O objetivo da visita técnica foi de criar uma interação entre os alunos e o ambiente universitário, além de um conhecimento introdutório ao cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares que o espaço do Horto proporciona.


Continua depois da publicidade...

horto

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Viviane Santos Pereira, a aproximação da escola com a Universidade, especificamente com o setor de plantas medicinais, é de grande importância, pois “dá oportunidade às crianças para que possam estar construindo um conhecimento na interação com a Universidade e permite que a Instituição contribua com a sociedade, construindo esse conhecimento juntos”.

O grupo era formado por 18 alunos, de 12 a 14 anos, professores e supervisora da escola. Para o professor Edgar Saraiva, que ministra a disciplina de Ciências, essa viabilização do espaço proporciona aos alunos uma prática da realidade. “A ideia desse projeto é excelente. Primeiro que essa turma é de zona rural, então tem tudo a ver com a vida deles no campo. E ter a oportunidade de vir à Universidade e ver, na prática, o cultivo e o preparo dessas plantas, tendo acesso às informações específicas, que talvez alguns não tivessem conhecimento sobre até o momento, é de extrema importância.”

Os estudantes puderam explorar todo o espaço, com as orientações dos técnicos administrativos do Horto, tendo a oportunidade de tocar e ver de perto como é feito o manuseio e o cultivo das plantas medicinais. Para o Gedim, a satisfação é muito grande. “Nosso papel como cidadãos e como universitários é retribuir esse conhecimento para a comunidade. Trazendo essas crianças aqui e mostrando a elas que esse é um mundo próximo, e que existe a possibilidade delas virem para cá também, é de muita satisfação”, afirma Julia Sendretti, integrante do grupo Gedim e estudante de Administração da UFLA.

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV