UFLA inaugura brinquedoteca do curso de Pedagogia

outubro 05, 2018

O Departamento de Educação (DED) inaugurou na quarta-feira (03/10) o Laboratório de Práticas Pedagógicas – a Brinquedoteca – da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cerca de 40 crianças, de 2 e 3 anos, da Escola Municipal Juraci Elisa da Costa foram convidadas a participar da tarde lúdica.

A brinquedoteca é uma normativa que compõe um dos requisitos de avaliação do curso de pedagogia das universidades. É um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança na infância.


Continua depois da publicidade...

A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi), professora Francine de Paulo Martins Lima. Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. “Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança com uma perspectiva de desenvolvimento infantil. Onde há mediação do adulto que provoca relações de ensino/aprendizagem e não um processo coercitivo do aprender, respeitando as características e especificidades da criança”, afirma a professora.

brinquedoteca

Além da professora, a Brinquedoteca também conta com a coordenação de professores ligados às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, que é responsável pela manutenção da brinquedoteca. “Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula. O Forpedi faz parte do meu projeto de extensão, vinculado ao meu TCC, que vai estar relacionado a todo esse processo de construção da brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia.

Brinquedos e aprendizado

A Brinquedoteca é pensada e organizada para que as crianças possam desenvolver o processo criativo e imaginativo, que se dá especialmente no brincar. O laboratório contém um acervo de cerca de 700 livros de literatura infantil e é constituído por brinquedos que trabalham uma concepção de instigar e estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, resgatando a cultura infantil das crianças. Os brinquedos são produzidos a partir de diferentes materiais, sendo a maioria feitos de madeira e não estruturados. O espaço busca proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão, e será um ambiente aberto às crianças da comunidade.

A coordenadora da escola visitante, professora Michele Aparecida Pimenta, afirma que as crianças aprendem brincando. “São esses espaços que vão proporcionar esse aprendizado. O convite feito pelo DED fez com que as crianças tivessem um dia único.”

“Quando a criança brinca, ela desenvolve mecanismos e processos para compreender a si e ao mundo. Percebendo a criança nessa perspectiva, nós passamos a respeitar suas necessidades, seus desejos, seus anseios e então passamos para o desenvolvimento integral da criança, no aspecto físico, psicológico, emocional, social e afetivo”, explica a professora Francine.

Saiba mais sobre a Brinquedoteca

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV