Sábado tem o 3º Cortejo Literário do Projeto “Lavras Lê”

novembro 20, 2018

No dia 24 de novembro, sábado, será realizada a culminância do Projeto “Lavras Lê” e o 3º Cortejo Literário, na Praça Dr. Augusto Silva, a partir das 9h. A concentração do Cortejo acontecerá em frente à E. E. Firmino Costa, com a participação de alunos, famílias, professores, funcionários e toda a comunidade. Após o Cortejo haverá apresentações artísticas e culturais das Escolas Municipais no coreto da Praça Dr. Augusto Silva.

Lavras Lê


Continua depois da publicidade...

O projeto “Lavras Lê” tem como meta desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através de atividades desenvolvidas dentro e no entorno da escola ao maior número de pessoas. A proposta de 2018 foi a construção da cidadania, através de reflexões relacionadas aos princípios e valores.

cortejo

Importância da Leitura

Resgatar o valor da leitura como ato de prazer é requisito para emancipação social e a promoção da cidadania, uma vez que, através da leitura, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida e sabor à sua existência.

No âmbito escolar, deve-se considerar a realidade sociocultural dos alunos com relação ao processo de ensino-aprendizagem, propiciando e solidificando vivências e experiências que possibilitem conhecimentos significativos nesse processo de aprender e apreender. Uma dessas vivências é a leitura, pois cada vez mais, os alunos estão se afastando do ato de ler.

Nesse sentido, o dever da instituição de ensino é propiciar momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência de se adquirir o hábito de ler e refletir sobre o que se lê, buscando o entendimento do que são princípios, valores e construção da cidadania.

Para isso, a Rede Municipal de Ensino realiza o Projeto de Leitura Lavras Lê, com o tema “Princípios, valores e construção da cidadania” em 2018. O projeto conta com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem a plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Conta também com a equipe pedagógica e as gestoras para a realização desse projeto. O envolvimento da comunidade escolar e do entorno da escola contribui, e muito, para o engrandecimento e solidificação dos laços escola – família – comunidade.

Assim, através da leitura, os alunos poderão ter a melhor compreensão do que sentem, como interpretam a realidade e como reagem, oferecendo ferramentas e diálogo na tentativa de melhorar suas relações no âmbito social, para que se sintam cada vez mais integrados na sociedade. O envolvimento da comunidade escolar e do entorno da escola pode reforçar e assegurar a lembrança da importância da leitura e das relações como instrumento social, na percepção do sujeito que constrói a sua cidadania.

3º Cortejo Literário “Lavras Lê”

Sábado, 24 de novembro, Praça Dr. Augusto Silva

Concentração 9h, em frente à E. E. Firmino Costa

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV