Prefeitura vai recolher animais soltos nas ruas de Lavras

dezembro 03, 2018

A Lei Municipal 4.443 proíbe a permanência de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas e áreas urbanas do município de Lavras. Os animais que estiverem nessas condições serão apreendidos e recolhidos pela empresa contratada pelo poder público.

Os animais apreendidos são recolhidos em local adequado para essa finalidade e ficam à disposição dos proprietários para resgate no prazo máximo de 30 dias. A retirada do animal apreendido se fará mediante comprovação de posse e assinatura de Termo de Responsabilidade pela guarda e permanência do mesmo em condições de segurança e higiene, além do pagamento de taxa de recolhimento e manutenção. O local para o processo de retirada foi modificado, sendo agora na sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Dr. Samuel Gammon, nº 14, ao lado da antiga Cruz Vermelha.


Continua depois da publicidade...

cavalo 2

O animal que não for resgatado dentro do prazo será considerado abandonado, autorizando-se o Município a efetivar a sua respectiva doação, alienação ou destinação adequada, inclusive por meio de leilão, se for o caso.

Faça uma denúncia

Agora, a denúncia pode ser feita também pelo telefone 190, especialmente nos sábados, domingos e feriados. Os demais contatos para denúncia continuam os mesmos: 3821-0391 (Vigilância Sanitária), 3694-2099 (Vigilância em Saúde), 3694-4125 e 156 (Ouvidoria).

A legislação

A permanência de animais em vias públicas pode ser prejudicial para o trânsito, organização e limpeza da cidade e a saúde pública, além de ser importante a luta contra o abando de animais, especialmente no contexto urbano. Sendo assim, a atual administração entendeu a importância da regulamentação. Por isso, foi sancionada a Lei 4.443 de fevereiro de 2018, de autoria do Poder Executivo, sobre a proibição de animais nas vias públicas.

É importante ressaltar que abandono e maus tratos à animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que abandonarem animais. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

Para acessar a lei municipal na íntegra, faça o download abaixo ou acesse a edição 1.721 do Diário Oficial do Município de 9 de fevereiro de 2018.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV