Patrimônio histórico: Igreja do Rosário está sendo reformada

janeiro 21, 2019

A Igreja do Rosário é a mais antiga edificação de Lavras. Em seus quase três séculos de existência, o templo já passou por inúmeras reformas e uma restauração completa no ano de 1982. Na atual administração o prédio está recebendo novos reparos no telhado, como substituição e amarração de telhas, o recurso usado é do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Lavras.

igreja do rosario


Continua depois da publicidade...

A reforma tem a aprovação do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), também do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras. O trabalho está sendo executado dentro das normas para garantir que o patrimônio mantenha suas características e que a segurança de quem visita o templo.

Patrimônio de Lavras e do Brasil

A Igreja do Rosário é a mais antiga edificação de Lavras, com 265 anos, ela foi originalmente a Matriz de Lavras, denominada de Matriz de Sant’Anna, título que ostentou até setembro de 1917, quando a nova Matriz foi finalizada. Com a transferência da Matriz para a então nova edificação, o velho templo passou a denominar-se Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Além do título da mais antiga edificação de Lavras, a Igreja é o único bem tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, feito conseguido no dia 2 de setembro de 1948, por iniciativa do professor José Luiz de Mesquita, o tombamento da igreja do Rosário, consta no Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de acordo com o processo número 368-T, sob a inscrição 316, livro de Belas Artes, folha 67.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV