Esta semana tem a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Lavras

março 25, 2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, o que representa um quinto da população mundial.

Já o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, há três anos, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Estes números exigem que os governos municipais, estaduais e federal pensem em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população.


Continua depois da publicidade...

Em Lavras, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (Selt) promove diversas atividades voltadas para a terceira idade, como hidroginástica, ginástica, vôlei, caminhada sem monitoramento, dança e passeios. Nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) há projetos voltados aos idosos.

idoso

Além das atividades, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Lavras também promove diversos eventos, como o que será realizado no final do mês, é a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Será dia 29 deste mês de março, no Salão Paroquial da Matriz de Sant’Anna, de 8h às 12h e das 13h às 17h, com o tema “Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, tendo como proposta o estudo dos eixos temáticos:

  1. Direitos Fundamentais na construção / Efetivação das Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
  2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

  1. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A 4ª Conferencia Municipal da Pessoa Idosa de Lavras, pretende ser um espaço democrático de discussão e articulações coletivas, a fim de que metas e prioridades sejam estabelecidas, a partir da troca de experiências vivenciadas no cotidiano da velhice do município de Lavras. Todos estão convidados a participar.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV