Dengue: Lavras chega a 100 casos notificados e 76 confirmados

abril 15, 2019

Os números de casos de dengue continuam a aumentar em toda Minas Gerais. Em Lavras já chegamos a 100 casos notificados e 76 confirmados. 

Por meio da Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde constantemente realiza ações para o combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor dessa e outras doenças. Faz parte do trabalho diário dos Agentes de Endemias visitar casas, orientando as pessoas sobre formas de evitar as enfermidades e verificando possíveis focos de desenvolvimento dos causadores. Em 2019, também já foram realizadas nove “Mobilizações em Saúde” e outras estão programadas, conhecidas como “mutirões” são ações focadas em bairros e regiões, com atividades de conscientização e retirada de materiais que possam acumular água.


Continua depois da publicidade...

Os ovos do mosquito podem viver 420 dias inativos. Assim que entram em contato com água parada, eles iniciam o desenvolvimento da larva até o mosquito. Para monitorar esse processo a Vigilância em Saúde coloca “Ovitrampas” em pontos estratégicos, em que é possível observar em quais partes do município há a presença do Aedes e se os mosquitos estão infectados. Atualmente, todos os bairros estão em alerta, pois há casos em todas as áreas.

As equipes também estão realizando ações educativas nas instituições de Lavras. Nas últimas semanas, servidores apresentaram informações sobre “Doenças transmitidas pelo Aedes” no Senac, na Escola Estadual Cristiano de Souza e na Universidade Federal de Lavras.

“É preciso que cada um faça sua parte. Afinal, 90% dos casos de focos do mosquito acontecem em residências. O mosquito não irá se reproduzir se a população tirar 10 minutos a cada semana para verificar sua casa e quintal. Pedimos que todos fiquem atentos e ajudem seus vizinhos idosos e debilitados. Todos juntos podemos ganhar do Aedes”, lembra Juliano Matioli da Vigilância em Saúde.

0

A Dengue

A Dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e de período limitado, uma pequena parte progride para doença grave. É a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo, sendo a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. (Ministério da Saúde; 2019.)

Atenção a dicas importantes:

– Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve.

– É muito importante que a pessoa contaminada não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), pois podem provocar sangramento.

– Após a realização do hemograma para o controle de Dengue o médico irá avaliar se há alterações significativas, compatíveis com internação ou não. Em mais de 90% dos casos não há gravidade, apenas o desconforto provocado pelos sintomas da doença, nestas situações o mais indicado é repouso em domicílio e acompanhamento nos PSF’s, pois a UPA e os hospitais são apenas para a detecção inicial da doença, realização do hemograma e medicação em casos de desidratação e/ou sinais de alarme, do contrário a dengue é uma doença em que os sintomas regridem naturalmente.

– Importante frisar que o raio de ação do Aedes é local, geralmente voa próximo ao chão, então se há pessoas doentes em determinada área é sinal de que ali existe um foco que poderia ter sido eliminado antes da doença surgir.

“Lavras vive um momento de alerta, pois os números de dengue estão em crescente, contudo não há motivo para alvoroço, pois todas as ações cabíveis estão sendo tomadas e umas das medidas é a orientação à população”, explica Richardson Carvalho da Vigilância em Saúde.

Em caso de dúvidas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3694-2099.

Fonte: Prefeitura de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV