Represa do Funil apresenta plano de emergência para caso de rompimento da barragem

junho 18, 2019

O consórcio responsável pela Represa do Funil e órgãos de segurança apresentaram um plano emergencial para o caso de rompimento da barragem. Moradores de seis cidades da região foram cadastrados e receberam orientações sobre rotas de fuga.


Continua depois da publicidade...

De acordo com o plano de emergência, se a barragem da represa se rompesse, a água atingiria 80% da área de Ribeirão Vermelho. Além do município, o plano de ação de emergência abrange também Campo Belo, Cana Verde, Nepomuceno, Lavras e aqui em Perdões.

Segundo a Defesa Civil, a administração da usina explicou que em caso grave de rompimento da barragem, as casas seriam atingidas rapidamente, entre 12 e 40 minutos. Ribeirão Vermelho, que seria a mais atingida, foi a pioneira na criação do plano, iniciado em 2017.

“Teve uma reunião na presença da Defesa Civil, Defesa Civil do Estado, Consórcio Aliance e Corpo de Bombeiros para que algumas lideranças tivessem conhecimento do que seria esse plano de emergências”, explica a prefeita de Ribeirão Vermelho, Ana Rosa.

Usina Hidrelétrica do Funil, Represa do Funil — Foto: Reprodução/EPTV

Usina Hidrelétrica do Funil, Represa do Funil — Foto: Reprodução/EPTV

Mas a Defesa Civil garante que os moradores podem ficar despreocupados. Na reunião feita com a empresa responsável pelo consórcio do funil, foi explicado que o plano emergencial é apenas preventivo e foi criado para atender a legislação.

“Onde foi verificado que ela está sem qualquer tipo de risco de rompimento, mas conforme a legislação e também para eliminar qualquer tipo de rumor, que acaba sempre aparecendo, então todo esse plano está sendo desenvolvido para poder consolidar essa segurança que a gente pode ter em relação à barragem”, explica Altieres Moreira, coordenador da Defesa Civil.

Um simulado de emergência, com a participação dos moradores, está previsto para novembro deste ano.

Usina Hidrelétrica do Funil, Represa do Funil — Foto: Reprodução/EPTV

Usina Hidrelétrica do Funil, Represa do Funil — Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: G1

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV