Campanha realizada pelo Restaurante Universitário da UFLA reduz desperdício de alimentos

julho 04, 2019

A equipe do Restaurante Universitário (RU), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem desenvolvido um projeto para redução do desperdício de alimentos nas refeições oferecidas. A partir de um trabalho contínuo de planejamento, treinamento de colaboradores e conscientização dos usuários, a campanha #SemDesperdício tem alcançado significativas taxas de diminuição dos valores de resta-ingesta, que corresponde à refeição produzida que é descartada.

Nos meses de abril, maio e junho de 2019, o RU conseguiu reduzir, respectivamente, 28,6%, 48% e 39% dos valores de resta-ingesta. De acordo com a nutricionista do restaurante Fernanda Cristina de Souza, os dados mostram, em valores absolutos, que houve a redução de cerca de 3,7 toneladas de alimentos descartados no primeiro semestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano de 2018.


Continua depois da publicidade...

Para Fernanda, ações no controle do desperdício de alimentos são fundamentais, pois não geram apenas impactos econômicos, mas sociais , ambientais, morais e éticos. “Sabemos que o trabalho é contínuo e interconectado com todos os atores da comunidade acadêmica, por isso estamos muito felizes com resultados obtidos até o momento e motivados a continuar trabalhando ainda mais neste propósito “, ressalta a nutricionista.

A campanha #SemDesperdício envolve a capacitação dos funcionários do RU para adequações do porcionamento de alimentos e o estabelecimento da quantia per capita, além da consideração da safra e entressafra dos alimentos e a adequação do cardápio ao perfil e preferências da comunidade. Cartazes incentivando o consumo consciente também estão afixados no espaço do restaurante para conscientização dos usuários sobre a importância de colocar no prato apenas o necessário para sua refeição. A campanha será também divulgada nas redes sociais da UFLA para maior alcance junto à comunidade acadêmica.

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV