Bombeiros alertam para o perigo das pipas e divulgam ações de prevenção

junho 09, 2020

Nesta época é comum que o céu seja tomado pelo colorido das pipas.  Com os ventos mais fortes, é comum a prática da brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes. Porém, se certas regras não forem respeitadas, muitos acidentes podem acontecer. Quando as crianças estão empinando pipa seu olhar e atenção, estão voltados para o alto, um segundo de distração pode gerar um acidente.

Caso empine pipas,a fim de evitar acidentes, o faça longe da rede elétrica (em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia). Dê preferência a espaços abertos como parques e campos de futebol para usar o brinquedo. Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos; Cuidado, as pipas, “rabiolas” e linhas podem agarrar-se a os fios elétricos, provocando choques, muitas vezes fatais;


Continua depois da publicidade...

Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei; Caso a pipa enrosque próximo ou nos fios elétricos não tente recuperar o brinquedo, pois tentar recuperá-lo representa sério risco: a eletricidade pode ser transmitida através dos objetos em contato com o fio ou em contato entre si, além da possibilidade de arco voltaico (não precisa de objetos para propagar a eletricidade).

 Não solte pipas na chuva nem quando houver nuvens carregadas no céu. Não suba nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda; Não empine pipa próximo a locais com trânsito de veículos. Ciclistas e motociclistas podem não ver as linhas da pipa e acidentar-se. Esses acidentes podem ser agravados pelo uso de linhas de cerol e reforçadas, não use essas linhas; 

É importante ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

A prática de aplicar cerol à linha pode transformá-la em uma arma letal, caso corte, por exemplo, o pescoço de um motoqueiro ou ciclista. Ainda há o risco de o próprio “empinador” do brinquedo se cortar e também as pessoas que disputam quem pegará as pipas desprendidas das linhas que caem. Cabe ressaltar que existe uma lei recente proibindo o uso de qualquer linha cortante: seja cerol, chilena ou similares.

Lei Nº 23515 DE 20/12/2019

Art. 1º É vedada a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares.

Fonte: Bombeiros de Lavras

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV