UFLA desenvolve projetos para a reabilitação humana

maio 20, 2021

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência. Estudos apontam que a incidência desse número pode aumentar, já que tem ocorrido o envelhecimento da população global e isso eleva o risco para as pessoas de mais idade. A demanda por serviços de reabilitação de saúde apresentou grande crescimento na última década, impulsionando pesquisas e estudos voltados para essa necessidade urgente. Por isso, em 2016, surgiu na UFLA o Núcleo de estudos de Biomecânica Aplicada à Reabilitação Humana (Bearh) que, por meio da ciência, desenvolve tecnologias para auxiliar na recuperação das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

“Trabalhamos em prol da saúde e um dos nossos diferenciais é o desenvolvimento de tecnologias de alta aplicação às camadas sociais mais necessitadas, e que nem sempre têm acesso a elas. O trabalho visa à acessibilidade, à inclusão social e à reintegração, pois sabemos o quanto é difícil levar, de forma ampla, a reabilitação para toda a população. Por isso, nossas pesquisas buscam desenvolver equipamentos com baixo custo, para que possam chegar à sociedade de forma mais igualitária”, explica o coordenador do Núcleo e professor do Departamento de Engenharia (DEG) Sandro Pereira da Silva.


Continua depois da publicidade...

Em todo o mundo, as pessoas com algum tipo de deficiência apresentam perspectivas reduzidas de saúde, escolaridade, participação econômica menor, e taxas de pobreza mais elevadas em comparação às pessoas sem deficiência. Em parte, isso se deve ao fato de elas enfrentarem barreiras no acesso a serviços básicos como saúde, educação, emprego, transporte, entre outros. “O fator primordial que influenciou e levou à fundação do Núcleo, que se dedica de forma filantrópica à produção de conhecimento e tecnologia para construção de sistemas inteligentes destinados à adaptação e acessibilidade humana, foi uma pesquisa de campo que constatou a grande dificuldade que a sociedade possui para ter acesso a equipamentos eficientes para reabilitação humana”, comenta a professora Joelma Rezende Durão Pereira (DEG), vice-coordenadora do Bearh.

Reabilitação é um processo educativo e assistencial, multiprofissional, que busca o desenvolvimento das capacidades existentes, prevenindo o agravamento e o aparecimento de complicações. De acordo com Sandro, “a ciência alinhada à tecnologia é de fundamental importância para a saúde, pois, por meio dela, conseguimos adaptar, desenvolver equipamentos e métodos de trabalho para que promovam uma eficaz e melhor qualidade de vida. Isso só é possível pela interdisciplinaridade bem operada na UFLA entre as ciências de saúde e exatas”.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Bearh

Fonte: UFLA

Deixe aqui o seu comentário:



Economia


© 2016-2024 Lavras.TV